1º de novembro

Nelson Piquet, Imola 1987

1º de novembro – Em 1987 o Mundial não se decidiu na briga direta entre os adversário Nelson Piquet e Nigel Mansell. Enquanto o acidente em Imola mostrado em cima quase acabou com as chances de Piquet, Mansell sofre uma batida semelhante nos treinos livres da etapa final em Suzuka e acaba desistindo de participar do GP do Japão, garantindo assim o terceiro titulo ao brasileiro. Apesar da primeira falha mecânica do Motor Honda naquela temporada. Gerhard Berger venceu o GP do Japão de 1987 largando da pole.

Jackie Lewis 1961 1/11/1936, nasce Jack Rex Lewis em Stroud na Inglaterra.

Campeão britânico da F2, Jackie Lewis estreou na F1 em 1961 com um Cooper T53 obtendo como melhor resultado um 4º lugar no GP da Itália, o que o elevou ao status de piloto nível A. Ele então comprou uma BRM, mas apesar de um 3º lugar em Pau ficou cada vez mais frustrado com o carro e acabou devolvendo-o. De volta ao volante do seu Cooper o inglês parecia desmotivado com os contratempos e após uma frustrante quebra no GP da Alemanha resolveu abandonar o esporte jovem, aos 27 anos.

*

Emilio Materassi 1/11/1889, nasce Emilio Materassi em Firenze, Itália.

Piloto italiano que ganhou fama em sua pátria por vencer a famosa Targa Florio em 1927. Um ano depois Materassi morreu em um grave acidente, quando perdeu controle do seu carro na 17ª volta do GP da Itália em Monza, saindo da pista e matando 27 espectadores.

Nasce: 1º de novembro de 1889 e, Firenze, Itália.
Faleceu: 19 de outubro de 1928 em Monza, Itália, aos 39 anos.

*

Ricardo Rodriguez 1962 1/11/1962, morre Ricardo Rodríguez de la Vega.

Ricardo Rodríguez era o mais novo dos dois irmãos Rodriguez, um piloto arrojado e valente que apareceu no palco da F1 de forma espetacular. Convidado por Enzo Ferrari a correr pela Scuderia no GP da Itália, o mais jovem estreante da história da F1 logo colocou o carro na primeira fila do grid, levando somente 1/10 do líder do campeonato Wolfgang von Trips. Na corrida ele brigou com Phil Hill e Richie Ginther pela liderança até a bomba de combustível falhar. Após um ano como piloto oficial, mas somente correndo na F1 ocasionalmente, Ricardo já era considerado um futuro campeão. Mas para a primeira prova de F1 na sua terra natal não conseguiu convencer a Ferrari de fornecer um carro. Assim fez acordo com o Rob Walker para guiar o Lotus 24 Climax V8 da equipe do britânico. Angustiado com a vontade vencer em casa e tentando melhorar o tempo de John Surtees, a Lotus de repente virou bruscamente à esquerda na temida curva inclinada Peraltada, uma curva à direita entrando o retão dos boxes. O impacto aos 140 km/h foi violento, Ricardo morreu na hora.

Nasce: 14 de fevereiro de 1942 em Cidade de México, México.
Faleceu: 1º de novembro de 1962 em Cidade de México, México, aos 20 anos.

*

Who is who 1/11/1928, nasce Edward Norton Whiteaway.

Ted Whitaway, um vencedor na sua categoria na 24 horas de Le Mans de 1959, é um dos muitos pilotos que só competiram em o GP de casa na carreira.

Nasce: 1º de novembro de 1928 em Feltham na Inglaterra. Faleceu: 18 de outubro de 1995 em Perth na Austrália aos 66 anos.

Advertisements

9 Gedanken zu “1º de novembro

  1. Na minha opiniao o acidente de Imola foi muito pior que o de Suzuka.
    Aliás, acho que Mansell era um péssimo ator. Aquele ‚desmaio‘ e as ‚dores nas costas‘ foram ridiculas.
    E no Canadá 91 que ele saiu do Williams mancando!

    Dizem que Alonso e Hamilton são como Senna e Prost. Nem um pouco, são mais Piquet e Mansell. O ingles protegido contra o estrangeiro intruso.

    Curiosamente, assim que Piquet saiu da Williams, ela demorou 4 anos pra voltar a disputar um titulo. Será assim com a McLaren sem Alonso?

  2. Lucas, eu discordo totalmente desta versão de que o Mansell „fingiu“ as dores na porrada dos treinos de Suzuka. A pancada foi muito forte, o carro saltou e caiu com as 4 no chão ao mesmo tempo, ou seja, sem absorção em estágios na aterrissagem. Logo que ele toca no chão, já dá pra ver Mansell levantando a cabeça em expressão corporal típica de dor.

    O que ocorre é que o Piquet tem o estilo clássico jocoso dele, mas nem tudo o que ele diz deve se levar de maneira literal.

    Para quem não viu a panca, segue:

    []s
    Juliano

  3. A diferença é que o acidente do Piquet foi causado por um furo no pneu. O do Mansell, pelo menos a princípio, foi causado por erro.

    []´s e grande feriado.

  4. Concordo com o Juliano, aliás se vê o chassi batendo seco no chão de uma altur a de quase dois metros. Visto que o Mansell, contrário ao Piquet, sentava no chassi cru por causa do seu tamanho, o impacto deve ter sido violento.

  5. Mario, com relação a pancada do Mansell, com certeza foi durissima e ele realmente sentiu… mas eu to doido pra ver um comentario seu sobre o fim das negociações entre Toyota e Glock… (sem zoação), sei que voce se baseia em fontes, e que uma destas falhou… mas sabendo que voce é um profundo conhecedor do automobilismo alemao e que tem muitos conhecidos ai, voce poderia dar umas dicas do Tipo…Mercedes vai tentar „fulano“, Glock vai fechar com a ….. O mundo inteiro ta tentando descubrir „Onde esta Wally“…ops…“onde estrá Alonso“ e tenho certeza que voce tambem tem o seu palpite…ou quem sabe mais do que isso….

  6. Ei mario, sei que minha pergunta nao esta relacionada ao topico, por favor, por mais que ela lhe pareça ridicula, nao me deixe sem resposta…

    Qual a possibilidade de, diante do caso de espionagem, a FIA ter montado o resultado dentro das pistas? Mais ou menos assim…
    A FIA nao excluiria os pilotos da Mclaren, como acabou fazendo, mas esta equipe, sem deixar nada transparecer, deixaria o mundial de pilotos pra tambem Ferrari, pelo menos para nao abalar a credibilidade da instiuiçao e fazer de certa forma uma justiça marcarada…
    Se ja tiver falada sobre o assunto, perdão, mas pelo menos poste o link aqui mesmo pra eu ler o topico…

    desde ja, obrigado

  7. Pode até ter dado uma dorzinha nas costas.
    Mas que foi uma tremenda desculpa pra nao correr, ah se foi.
    Nao acho que tenha sido nada grave, a batida foi seca, mas se o cara quizesse mesmo ser campeão teria ao menos tentado largar.
    Mansell é um péssimo ator.

  8. Diego, li algo assim em uma coluna do Reginaldo Leme e achei, digamos, corajoso por parte dele assinar uma construção fictiva destas como se tivesse a minima chance de ter remotamente a ver com a realidade.

    Como poderia alguem combinar algo tão mirabolante à vespera do GP da Bélgica, prevendo que Alonso ia bater em Suzuka, que Hamilton cometeria erros por final? Não tem cabimento!

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s