4ª-feira,

James Hunt, McLaren M23-Ford, Fuji 1976

24 de outubro – Há 31 anos, em 1976, debaixo de um dilúvio comparável com as condições no GP do Japão recente, James Hunt conquista o título mundial ao chegar em 3º lugar no circuito de Fuji, enquanto Niki Lauda, o líder do campeonato, abandonou devido as condições precárias e aquaplaning constante. Hoje é também o aniversário de Joachim Winkelhock e lembramos o falecimento de Carlo Abarth, Louis Renault e Jo Siffert.

Jo Winkelhock 24/10/1960, nasce Joachim Winkelhock em Waiblingen na Alemanha.

Ganhou dos ingleses o apelido de “Smoking Jo” pelo seu consumo excessivo de cigarros. Tentou classificar a AGS de 1989 depois de vencer o campeonato da F3 alemã no anterior. Após sete tentativas e presenciando o grave acidente do seu colega de equipe Phillipe Streiff, Jo acaba optando por uma carreira na categoria de turismo e venceu o campeonato inglês BTCC com a BMW. Seu maior sucesso foi a vitória nas 24 horas de Le Mans com o protótipo BMW V12 em 1999 com os companheiros Yannick Dalmas e Pierluigi Martini. Depois competiu para a Opel na DTM alemã e acabou se aposentando no final de 2003.

*

Carlo Abarth 24/10/1979, morre Carlo Abarth.

Ganhou fama produzindo escapamentos esportivos e tunando FIATs, mas também um piloto de moto de sucesso, vencendo por cinco vezes o campeonato europeu. Seu contato coma F1 aconteceu, quando trabalhou para a equipe Cisitalia como diretor técnico e esportivo. Foi responsável pelo carro de quatro rodas motrizes, desenhado pela Porsche, mas a equipe entrou em dificuldades devido ao alto custo de desenvolvimento do projeto. Quando a Cisitalia teve que fechar as portas, Carlo ficou com os carros esporte e começou a sua própria equipe sob o nome Abarth Cisitalia.

Nasceu há 99 anos, morreu 24 / 10 /1979 aos 71 anos.

*

Louis Renault 24/10/1944, morre Louis Renault.

Um dos fundadores da montadora Renault em 1899, seus sócios eram seus irmãos Fernand e Marcel. Louis era o desenhista do trio e responsável pela produção e assumiu o controle da empresa em 1908 quando Fernand se aposentou. Marcel acabou falecendo em um acidente na corrida Paris-Madri de 1903. Na guerra Renault foi parar sob o controle dos invasores alemães, mas Louis preferiu ficar e dar continuidade ao negócio. Mas quando a França foi libertada do regime nazista foi preso como traidor e faleceu sob circunstancias duvidosas na prisão enquanto aguardava julgamento.

Nasceu há 130 anos, morreu 24 / 10 /1944 aos 67 anos.

*

Jo Siffert 24/10/1971, morre Jo Siffert.

Jo Siffert foi um das astros da F1 na virada dos anos 60 e 70, apesar de sua origem humilde. Nunca teve material de ponta para brigar por um Mundial de F1, mas ao volante de um Gulf-Porsche 917 da equipe John Wyer podia derrotar qualquer piloto do mundo em corridas de longa duração. O suíço faleceu durante um prova extra-campeonato em Brands Hatch, quando a sua BRM P159 capotou após quebra de suspensão. No incêndio acabou morrendo sufocado, um fim trágico considerando a sua incansável luta por mais segurança para os pilotos. 50.000 pessoas vieram prestar a ultima homenagem quando foi enterrado na sua cidade natal de Friburgo.

Nasceu há 71 anos, morreu 24 / 10 /1971 aos 35 anos.

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s