Grande final sem campeão?

F1 World Championship Assoalhos ilegais, caso de espionagem, julgamentos e penas discutíveis, briga de equipe, ofensas pessoais, suspeitas de sabotagem. Se vocês acham que já vimos tudo este ano e agora só falta o melhor vencer, pode vir muito mais sujeira pela frente…

Ontem estive sentando em um bar de hotel, esperando a turma chegar para sairmos pra jantar. Ao meu lado um estimado colega veterano inglês, cujo nome acaba de me escapar da memória, olhando para o seu uísque (esse não se deixa se iludir por 51 com açúcar e limão) e desenhou um cenário extremamente pessimista, sombrio e, quando finalmente caiu a ficha, inacreditável. Devo salientar que meu amigo não é um daqueles jornalistas patriotas, enviado somente à frente quando um “dos seus” pode ganhar o título. Não, este aqui se entende com franceses, italianos, japoneses e todo o resto, é um verdadeiro cosmopolita.

“Imagina só”, diz ele meio frustrado sem tirar o olho do seu uísque. “Imagina se no domingo a gente volta da coletiva dos vencedores, temos um campeão pela simples matemática dos pontos, sentamos para escrever as nossas matérias, e de repente alguém pega um microfone e diz que o resultado é provisório.” “E daí?”, respondo, lembrando do escândalo da gasolina Elf aqui no GP de Interlagos em 1996, supostamente ilegal. E lembrando quantas vezes reescrevemos a história da corrida e seu resultado até a noite. “Sim, mas desta vez deveria ser a definição do campeonato. E pode ser que não haverá campeão”, ele responde. “Hã? Como assim???” A esta altura já começo a acreditar que o meu chapa deveria ter parado com o seu hobby após o copo anterior.

Frank Williams & Patrick Head

Meu amigo respira fundo, vira pra mim e me confronta com uma história que estouraria facilmente este quadro. Simplificando: Frank Williams entrou em processo contra a Prodrive por esta querer participar de um campeonato de construtores com carros que não construiu. A Spyker já tem um procedimento em andamento contra a Super-Aguri e a Toro Rosso, pois estes já participam da temporada com carros que, dizem, são os chassis 2006 da Honda e da Red Bull. Este caso só será julgado perante o Conselho Mundial da FIA nas próximas semanas. Com direito à arbitragem em segunda instancia. E até processo civil.

“Ah ta”, respondo meio entediado dessa ladainha jurídica que vem assombrando a F1 cada vez mais. O meu amigo se vira de volta ao balcão e dá atenção ao seu copo de uísque escocês, que parece neste momento funcionar como bola de cristal. “Imagine”, ele argumenta, “que o Massa vence na frente de Räikkönen, Alonso chega em 4º e Hamilton só em 8º…” Começo a calcular e logo me perco. “Seriam 108 pontos para os três, Kimi seria o campeão por ter cinco vitórias.”

Takuma Sato & Fernando Alonso, Montreal 2007

Confesso ao amigo que não entendi aonde ele quer chegar. Ele faz uma cara de desagrado. “Eu sei”, ele lamenta. “Havia uma época quando a gente fazia reportagem sobre o nosso esporte predileto. Hoje parece uma mistura de reportagem da frente de guerra, picaretagem política e investigação criminal.” Tomando um gole forte do seu drinque e fazendo uma cara de mistura de agrado, azia e resignação ao mesmo tempo, ele conclui: “Se a Prodrive for proibida de participar, é impossível a Super-Aguri e a Toro Rosso serem permitidas a concluir a temporada com os pontos que conquistaram na pista.” Estou começando a sentir certo desagrado, pois continuo não entendendo como isso possa afetar definir o campeão mundial.

O inglês resume, enquanto chega outro uísque: ”Veja, o resultado que dei como exemplo é só uma de uma variedade de situações matemáticas possíveis.” “Sim. E…?”
Ele dá um sorriso malicioso na minha direção. “Este assunto envolvendo a Super-Aguri pode demorar meses para ser definido.” Looonga pausa. “A Super-Aguri do Sato chegou na frente do Alonso em Montreal. Um ponto que pode decidir o Mundial…” Xiiii….

Advertisements

9 Gedanken zu “Grande final sem campeão?

  1. Opa Mario,

    Comecei a ler o seu blog recentemente, e tenho gostado muito dos seus comentários. Porém, lendo este, resolvi dar um rápido pitaco. Esses julgamentos até onde eu sei, influenciam só na pontuação de construtores e não dos pilotos. Então, caso Super Aguri e Toro Rosso percam os pontos, os pilotos não os perderiam, mantendo então a pontuação atual. Acredito que esse cenário apresentado pelo seu amigo seja improvável.

    Abraço

  2. Muito boa Mario!!Mais eu acho muito improvavel acontecer toda essa combinacao de resultados e mais esta decisao na justica!!

    Mais sem duvida nenhuma faz sentido.
    Um Abracao!!

  3. faz todo sentido, SE a FIA não fosse uma instituição que sempre dá um jeitinho.

    além disso, a Super-Aguri e a Toro Rosso não obtiveram o direito de correr nesse ano? Direito adquirido. Se a FIA decidir agora que não-construtores não podem correr ano que vem, acredito que nada muda com os pontos desse ano.

  4. é tudo no campo da hipotese neh?
    (in)felizmente temos que contar com a questão prática a própria corrida (se bem que ultimamente a intervençao da FIA é que tem direcionado mais esse campeonato.. :/ )

  5. Pois é… um ano mau, com prespectivas de piorar. Aliás, Mário, no momento em que escrevo isto, parece que a Prodrive não vai correr em 2008. Pelo menos, foi o que o Bernie disse.

    Agora, o que isto vai acescentar à vossa convera de ontem, não sei. Mas tens razão (recorrendo a uma coisa que disseste há uns tempos atrás) Isto ainda mal começou. Ou dizendo isto de outra forma: a temporada de 2007 vai acabar quando 2008 estiver quase no fim…

  6. Texto otimo!!!
    Gosto muito da F1, mas nao sei se ainda ha lisura neste esporte… se é que ja teve!
    Abraço

  7. Mas… Considerando que acabe desse jeito mesmo. Será que a Ferari vai deixar esse tipo de brecha? Acho que o pessoal está esperto -e, se não estava, agora ficou… =OP

    Abraço!

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s