Perguntas que ninguem quer fazer

Felipe Massa & Rubens Barichello Terça-feira pré-GP do Brasil, a coletiva de imprensa da Bridgestone já virou um clássico para a mídia brasileira. E como os convidados especiais são o Rubinho e o Massinha, permanecerei ausente do evento. Já que as respostas são previsíveis. As perguntas, aliás, também…

Uma coisa que acho bastante interessante é a falta de agressividade da mídia brasileira. Pelo menos nas coletivas que presenciei nestes últimos anos. Não é bem como uma coletiva com o presidente dos EUA na Casa Branca, onde a galera mal consegue esperar para fazer as suas perguntas. O apresentador da coletiva já tem que vir preparado para driblar o inconveniente de abrir a coletiva para perguntas da platéia e…. nada. Silencio total. Constrangedor por vezes, até que algum valente joga a primeira pergunta na ronda.

No caso talvez seja melhor que não esteja lá. Só tenho duas perguntas a fazer. E como são bastante sinceras, para não dizer francas, os maus olhares estariam garantidos. Assim como a enrolação nas respostas. Pois as respostas sinceras e politicamente incorretas (sempre um gozo para os jornalistas) se foram da F1 com o Eddie Irvine e o Jacques Villeneuve.

É disto que falo. Não me lembro jamais de uma pergunta crítica, alguma pergunta persistentemente investigativa sendo feita em uma destas coletivas. Quais seriam as minhas perguntas?

rubens-barrichello.jpg Que tal a seguinte pergunta ao Rubinho:

Durante a temporada ouvimos várias vezes que com o carro atual seria impossível de marcar pontos. No entretempo o Button somou um total de seis pontos, conquistados em três ocasiões diferentes (França, Itália, China). O que ele está fazendo melhor que você por obter estes resultados, ainda que o carro seja ruim?

Felipe Massa 2007 E que tal a seguinte pergunta ao Massinha:

Na pré-temporada você afirmou que 2007 seria a sua grande chance de ser campeão, pois tanto o Räikkönen como o Alonso trocaram de equipe e terão um ano difícil para integrar-se em seus novos ambientes. Mas, dos quatro pilotos com o material para brigar pelo titulo você ficou por ultimo. Consequentemente as suas perspectivas para 2008 somente pioraram de lá pra cá. Concorda?

Não sei enquanto ao Rubinho, e por se tratar de uma situação mais pra fim de carreira do que de briga pelo titulo, a resposta até que tem pouca significância. Mas a do Massa já escutamos estes dias por aí. O discurso, pelo menos referente ao GP do Brasil, não passa de outra promessa que não terá como cumprir. Nisto o piloto da Ferrari já assumiu a herança do seu antecessor.

Contrário ao que ele vem propagando, a missão dada ao Felipe Massa pela Ferrari para o GP do Brasil claramente será de servir de fiel escudeiro ao companheiro Räikkönen, pois este tem que ganhar a todo custo. Massa vai ter que segurar Alonso e Hamilton enquanto o finlandês, que terá que marcar pole, desaparece no horizonte liderando a prova. Enquanto ao Alonso isto seria o suficiente para o piloto da Ferrari conquistar o título. Mas se Hamilton estiver em uma colocação melhor do que 7º o Räikkönen não leva o título mesmo assim.

Raïkkönen & Massa, Ferrari F2007

“Mas aí o Massa pode ganhar a corrida”, ouço a torcida vibrar. Sinto, queridos, mas enquanto o Hamilton estiver na prova não há como correr este risco. Imagina o Massa liderar, Räikkönen e Alonso atrás e na ultima volta, na ultima curva o Hamilton quebra ou dá uma de novato…! O que, aliás, devemos conceder sempre a este piloto ainda tão jovem. E aí? Como ficaria para a Ferrari de ter desperdiçado a chance de conquistar o Mundial de pilotos, o título que realmente interessa no ponto de vista de marketing? Sem chance, esse risco o Todt não vai correr.

A única chance do Massa poder correr legitimamente para conquistar a segunda vitória consecutiva em Interlagos, será com as duas McLaren fora da prova. Só assim! Então, torcida, vão lá e organizem uma macumbinha básica lá no “S” do Senna em prol do Massa. Contra o Schumi aparentemente funcionou no ano passado…

Advertisements

16 Gedanken zu “Perguntas que ninguem quer fazer

  1. Gostei das suas duas perguntas fictícias ao pilotos. Uma pena que não teve oportunidade para fazê-las. Se fizer , por favor publique aqui. Mesmo sabendo que as respostas serão evasivas, a reação de ambos seria de surpresa.

    Estou torcendo para o Kimmi Hakkonein conquistar o título. E espero que esta conquista seja da maneira mais apertada possível.

  2. Acho que a pergunta pro Massa denota uma extrema má vontade com o piloto. 2008 é uma incógnita para todos.

  3. Eu seria um dos que poderiam ter feito uma macumba para o schumi, ano passado…
    Acredito no seguinte resultado: Alonso em primeiro, seguido de uma ferrari…
    Assim a minha felicidade seria completa, pois alem do Alonso ser campeao, a imprensa global e o ron dennys teriam de engolir o
    Mais que talentoso: FERNANDO ALONSO TRI!!!!

  4. 2008 pode ser uma incógnita para Alonso e Hamilton. Não se sabe se Alonso vai ter uma equipe tão boa quanto seu talento e não se sabe se a McLaren vai conseguir repetir um carro tão bom para o querido Lewis depois da crise de espionagem e sem um piloto que arruma o carro, como o Alonso.

    Mas a Ferrari… ah, ali todo mundo já sabe como vai ser. Massa estará para Kimi assim como Rubinho esteve para Schumi. Nada de piloto brasileiro de respeito no próximo ano.

  5. pobre Rubinho.. e o Massa só serve pra arrancar gritos histéricos e ridiculos do galvão.

    a ansiedade começa a bater no estômago. gastrite nervosa é uma droga. parece que essa semana vai andar como tartaruga, hein?

    por favor, vê se não derrapa na curva agora no ultimo Gp, hein? rss
    não aguento mais ler sobre F1 nesses portais ctrl c e ctrl v.. :/

    bjos

  6. Texto maravilhoso, perguntas super interessantes e com certeza as respostas seriam muito vagas.
    Concordo também com o Diego Raphael, o Alonso ganha a corrida e fica as 2 Ferraris ficam atrás dele, com o Hamilton em 4º. Se isso realmente acontecer será uma pena que o Ron Dennis não possa estar no pódio, por causa da punição. Pois seria uma cena muito estranha o Alonso comemorando o TRI e o seu patrão e diretor da equipe com uma cara de completa frustração.
    Mário, você que conhece bem o paddock, se o Alonso for Tri, a McLaren vai deixar ele fazer festa nos boxes da equipe???

    Abraços

  7. „Texto maravilhoso…“ leitores chapa branca, hein Mário…

    As ditas perguntas foram feitas e não houve stress nem respostas vagas. Aliás, foi uma entrevista bem humorada, com certa autocritica e ironia.

    Abraços, Mário!

  8. Que bom, então economizei a viagem e alguem ainda deve publicar por aí as respostas. Até agora não vi nada a respeito…

    E „tz“, você acha que em 14 anos de F1 nunca fiz uma pergunta incômoda ao Rubinho frente a frente? Aliás, pergunta pra êle… =D

  9. Bem, você não acha que a falta de agressividade de nossa imprensa se deve ao fato de por aqui só lidarem com futebol?
    Não há categorias realmente importantes aqui para criar um conciencia automobilistica. Convenhamos que a stock atual é um porre, com regulamento besta e uma transmissão capenga.
    Se eu pudesse fazer perguntas pros nossos dois pilotos perguntaria no caso do Rubinho, a mesma coisa que você… É daria enfase naquela declaração dele em que dizia que já tinha aprendido a frear o honda. Diria a ele… „-E acelerar? Vai aprender quando?“
    Ao Massa não perguntaria nada…. Ele não concorre ao título. Iria atrás do Hamilton ou do Raikkonen. Não gosto do Alonso.
    Suas perguntas são perfeitas. Vinda de quem vive o automobilismo não esperaria outra coisa.

  10. É Mário, o contrato do Massinha vai até 2010. A Ferrari provavelmente deve dar um carro „milagroso“ pra ele nas próximas temporadas, caso contrário, coitada, vai estar FERRADA, rsrsrs.

  11. Vi o Linha de Chegada hoje (vt, acredito) e perguntaram isso para o Rubens. Comentou de boa…falou que o carro agora tá melhor pro Button…e que continua lutando lá na dele. Sem enrolação.

  12. O Rubinho até falou um pouco sobre isso no Linha de Chegada, por isso achei a pergunta pro Massa ainda mais pesada…

    Esses pilotos poderiam sofrer na sua mão hein Mário hehe

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s