Bem-vindos a Fuji

Mount Fuji  O Fuji Speedway é a mais nova pista do calendário da F1, que combina uma série de curvas lentas com duas curvas de velocidade média (curvas 3 a 5), uma curva veloz na entrada da longa reta dos boxes, a qual significa 17 segundos de aceleração total.

Com esta quantia de curvas lentas a tração ganha importância, mas também uma estabilidade no eixo dianteiro. As equipes vão optar por um acerto semelhante ao de Bahrein, ou seja, um acerto “mole”. Mas a necessária agilidade no eixo dianteiro requer mais rigidez no acerto, será questão de achar o melhor compromisso.

A McLaren deve levar vantagem na saída da chicane (curva 16) direção à longa curva a direita que dá na reta dos boxes. Bem prováveis que dentro das equipes terão dois acertos diferentes, como foi o caso em Spa. Mas aderência aerodinâmica será favorável para ganhar tempo em todo o trecho até a curva 6. Mas da saída da curva 16 até a curva 1 estarão com vantagem àqueles que optarem por menos asa e mais velocidade na longa reta.

Esta imagens são do rFactor, uma volta boa é em volta de 1.08 no jogo. Bem real, já que o carro escolhido fez um 1.10…! Os freios não são muito castigados, freadas fortes só acontecem antes das curvas 1 e 10 moderando assim o desgaste. Se a Ferrari tem uma chance contra as McLaren vai depender unicamente se a linha mais veloz inclui usar as zebras. Se for o caso a Ferrari terá um problema sério em mãos, vide Monza.

Não custa lembrar a tragédia ocorrida aqui em 1977, quando Gilles Villeneuve forçou a ultrapassagem em cima de Ronnie Peterson. Duas pessoas morreram, dez ficaram feridas. Inacreditável que tinha espectadores na área de escape após uma longa reta como esta…

Gilles Villeneuve, Ronnie Peterson, Fuji 1977
 

Advertisements

6 Gedanken zu “Bem-vindos a Fuji

  1. Mario, parabéns pelo blog.
    Achei uma verdadeira M esse circuito, gostaria de ver como seria com o banking no final da grande reta.

  2. Mario, esse vídeo do jogo rFactor mostra a pista de Fuji antes da reforma de 2005.
    Essa conclusão é nítida quando se vê na parte final da pista a chicane, seguida de uma longa curva à direita que desemboca na reta dos boxes.
    O circuito atual possui, após a dita chicane, uma série de curvas fechadas, as quais substituem a longa curva. Somente após a série de curvas travadas é que o trajeto leva à reta principal.
    Portanto, o tempo de volta certamente será um pouco superior àquele do vídeo.
    Sou grande fã do seu blog, o qual considero de leitura imprescindível para quem acompanha com interesse a Fórmula 1.
    Abração.

  3. Claro que era 1977, ainda que o Peterson nem estava mais entre nós em 1979! O que é que fui escrever alí…??? Bom ,obrigado pelo puxão, já corrigido =D

    E enquanto ao comentário do Danilo, está certíssimo. Mas não achei nada onbord com o novo traçado (nada que seja emocionante). E seria espantoso de qualquer forma, se os tempos forem tão pertos de video-game, o melhor que seja…

  4. Belo texto… faz-no perceber que vem a ser este desconhecido circuito… eu não gostei muito, mas até domingo pode tudo mudar, nunca vi sequer uma corrida aqui…

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s