Agenda Grand Prix Insider, 38ª semana

Colin McRae, Ford Focus WRC

A IMAGEM DA SEMANA – Não tem como não homenagear o escocês voador Colin McRae, campeão mundial de rali de 1995 e, além de piloto de imenso talento, uma pessoa agradável e até querida pelos mais duros adversários na competição. Seu acidente fatal com o seu helicóptero quase se repetiu em uma paralela incrível, quando seu ex-patrão David Richards conseguiu evitar uma tragédia semelhante ao manche do helicóptero dele voltando de Spa para comparecer aos preparativos do enterro de Colin.

Segue a agenda desta semana:

Sir Stirling Moss OBE 17/9/1929, 78 atrás, Sir Stirling MOSS nasce em West Kensington.

Provavelmente o melhor piloto a jamais vencer o Mundial, o britânico era de incrível versatilidade em todo tipo de competição.

Damon Hill 2007 17/9/1960, 47 years ago, Damon Graham Devereux HILL nasce em Hampstead, Inglaterra.

Filho do bicampeão mundial de Formula 1 Graham Hill, Damon se tornou o único piloto a repetir a façanha do pai e vencer o título em 1996. Atualmente é presidente do “British Racing Drivers‘ Club”, associação à qual pertence o circuito de Silverstone.

Gian Carlo Minardi 2007 18/9/1947, 60 atrás, Gian Carlo MINARDI nasce em Bolonha, Itália.

O pai de Gian Carlo era piloto e construtor nos anos quarenta e após a sua morte o filho assumiu o negócio na parte de competição. A equipe foi uma das forças no Europeu de Formula 2 entre 1972 e 1979. Em 1976 chegou a alinhar uma Ferrari 312T no grid do campeonato Aurora na Inglaterra. Em 1979 Gian Carlo fundou a Minardi Racing graças ao apoio financeiro de Piero Mancini.

Marc Surer 2007 18/9/1951, 56 atrás, Marc SURER nasce em Fullinsdorf, Suiça.

Marc participou em 87 GPs, estreando em 9 de setembro de 1979 e ao longo da sua carreira conquistou 17 pontos no Mundial de pilotos. O piloto suíço sofreu vários acidentes sérios, o mais grave quase lhe custou a vida quando perdeu o controle de seu Ford RS200 durante um rali na Alemanha. Desde que abandonou as pistas Marc tornou-se um dos melhores comentaristas de TV da Formula 1.

Charles de Tornaco 1953 18/9/1953, morre Charles DE TORNACO.

Filho do Barão de Tornaco, igualmente piloto nos anos 20, morreu em um acidente durante testes com uma Ferrari 500 F2 em Modena.

Nasceu há 80 anos, faleceu 18 / 9 /1953 aos 26 anos.

Derek Gardner 1977 19/9/1931, 76 atrás, nasce Derek Gardner.

Ao lado de Colin Chapman considerado o mais genial e visionário desenhista dos anos 70. Um dos trabalhos mais elogiados era a transmissão nas quatro rodas que desenvolveu para a Matra em 1969, o sistema Ferguson. Foi o suficiente para impressionar Ken Tyrrell, que o contratou no final para que construísse a Tyrrell 001, carro que transformou a equipe privativa de Ken em construtor. O conceito mais espantoso na época sem dúvida era a Tyrrell P34 de seis rodas.

Brian Henton 2006 19/9/1946, 61 atrás, Brian Henton nasce em Spondon.

Henton consagrou-se em 1974 ao vencer os dois Campeonatos Britânicos de F3 que existiam em paralelo. No ano seguinte estreou na F1 pela Lótus, mas pegou a equipe em decadência e não conseguiu se firma na categoria. Em 1980 venceu o campeonato de F2 na Toleman e quando a equipe ingressou a F1, Henton era escolha óbvia. No total participou de 38 GPs, mas nunca conseguiu marcar um ponto.

Enricco Bertaggia 2001 19/9/1964, 43 atrás, Enrico Bertaggia nasce em Noale na Venecia, Itália

Enrico Bertaggia bem que tentou, mas nunca conseguiu alinhar em um grid de F1. Em 1989 falhou seis vezes na tentativa de qualificar a sua Coloni. Em 1992 fez mais duas tentativas com outra equipe italiana, a escandalosa Andrea Moda. Mas a equipe foi excluída do primeiro GP, no segundo a própria equipe retirou seus carros e Bertaggia disse “addio” ao sonho de competir na F1.

Cristiano da Matta 2007 19/9/1973, 34 atrás, Cristiano Da Matta nasce em Belo Horizonte, Brasil.

Sempre piloto de grande promessa chegou na F1 como campeão da ChampCars em 2003 ao assinar pela Toyota. Não somente deixou de impressionar na pista como não soube se integrar na equipe e foi mandado embora em meados de 2004. Ele retornou as pistas na ChampCar, mas quando estava voltando a vencer, sofreu um grave acidente ao colidir durante testes com um veado. Desde então se recuperou dos ferimentos e das operações, mas uma volta às pistas parece incerta.

Albert Divo 1929 19/9/1966, morre Albert Divo

O francês venceu os GPs da Espanha e França em 1925 e também a Targa Florio em 1928 e 1929.

Nasceu há 112 anos, faleceu 19 / 9 /1966 aos 71 anos.

Nigel Mansell, Newman-Haas-Lola, 1993

EVENTO – 19/9/1993: Nigel Mansell vence em Nazareth, liderando 155 das 200 voltas, e se torna o primeiro campeão mundial da Formula 1 a vencer o título da ChampCars em seguida..

Ferenc Szisz 2006 20/9/1873, 134 atrás, nasce Ferenc Szisz.

O húngaro Ferenc Szisz escreveu história ao vencer o primeiro Grande Prêmio da história. O “Grand Prix de l’ACF” (GP da França) em 1906. Szisz recebeu a cidadania francesa pelo seu empenho a favor da França na primeira Guerra mundial.

Nasceu há 134 anos, faleceu 21/2/1944 aos 71 anos.
Horace Gould 1954 20/9/1921, 86 atrás, nasce Horace Gould.

O piloto e dono de uma revendedora de carros em Bristol no oeste da Inglaterra tinha um estilo de pilotagem agressivo, e mesmo a sua postura atrás do volante lembrava o argentino Froilán Gonzalez. Portanto, ganhou dos conterrâneos o apelido „o Gonzalez de oeste“. Ele estreou na F1 em 1954, participou em 16 GPs e marcou dois pontos no Mundial.

Nasceu há 86 anos, faleceu 4/11/1968 aos 47 anos.

Juan-Pablo Montoya 2007 20/9/1975, 32 atrás, Juan-Pablo Montoya nasce em Bogotá, Columbia.

O vencedor das 500 milhas de Indianápolis e ex-campeão da F3000 e ChampCars foi pilotode grande promessa entre 2001 e 2006, mas vivia revoltado pela política que ronda a categoria máxima do automobilismo. Montoya surpreendeu o mundo ao pedir demissão da McLaren no meio da temporada e uma semana depois anunciou que competiria na NASCAR. Hoje é piloto n Nextel Cup pela equipe de Chip Ganassi, seu ex-chefe na ChampCars.

Richie Ginther 1965 20/9/1989, morre Richie Ginther.

Ginther ganhou fama de ser um piloto muito atento aos detalhes e como as suas informações era confiáveis, logo tornou-se piloto de testes da Honda e acabou estrando na F1. Depois de se aposentar das pistas viveu alegremente uma vida de cigano viajando com o seu motorhome. Em 1989 faleceu enquanto estava de passagem pela cidade de Bordeaux na França em conseqüência de um ataque cardíaco.

Nasceu há 77 anos, faleceu 20 / 9 /1989 aos 59 anos.

Peter Whitehead 1953 21/9/1958, morre Peter Whitehead.

Piloto amador imensamente rico, que financiou suas participações em 11 GPs do próprio bolso. Mas mostrou competência, seu maior sucesso sendo a vitória nas 24 horas de Le Mans em dupla com Peter Walker em 1951. Whitehead morreu em um acidente bizarro em uma competição interestadual na França, a “Tour de France” automobilística. Com seu irmão Graham no volante a Jaguar descontrolou-se perto de Lasalle e despencou de uma ponte. Só o Graham sobreviveu.

Nasceu há 93 anos, faleceu 21 / 9 /1958 aos 44 anos.

Sir Henry Segrave 1926 22/9/1896, 111 atrás, nasce Sir Henry Segrave.

Henry Segrave ganhou fama ao estabelecer três recordes mundiais de velocidade em terra e na água. Ele entrou para história ao ser o primeiro ser humano a atingir mais de 320 Km/h e também foi o primeiro detentor simultâneo de recordes em terra e na água.

Nasceu há 111 anos, faleceu 13/6/1930 aos 34 anos.

Philip Fotheringham-Parker 1958 22/9/1907, atrás, Philip Fotheringham-Parker nasce em Beckenham.

Mais um dos amadores ricos que ocasionalmente freqüentavam o grid da F1 nos anos 50. No GP da Inglaterra de 1951 ele participou com a sua própria Maserati 4CL. O mais notável momento da carreira do aristocrata inglês foi quando saiu voando com seu Alvis Silver Eagle de uma das curvas inclinadas e supervelozes do histórico circuito de Brooklands. E sobreviveu.

Nasceu há 100 anos, faleceu 15/10/1981 aos 74 anos.

Ian Raby 22/9/1921, 86 atrás, Ian Raby nasce em Londres, Inglaterra.

Raby passou pela F3, na época ainda de 500cc, e categorias de carros esportivos para chegar na F1. Mas em julho de 1967 sofreu um grave acidente em Zandvoort que o deixou hospitalizado, resistindo por meses aos ferimentos, mas acabou por falecer em novembro.

Nasceu há 86 anos, faleceu 7/11/1967 aos 46 anos.

Richard Robarts 1974 22/9/1944, 63 atrás, Richard Robarts nasce em Bicknacre, Inglaterra.

Robarts vinha com boas recomendações da F3, mas não vingou na Brabham, na época com recém adquirida por Bernie Ecclestone. Começou a temporada de 1974 ao lado de Carlos Reutemann, mas foi substituído após somente três corridas por Rikky von Opel, que não era um piloto melhor, mas imensamente mais rico que o britânico. Robarts então fez mais algumas tentativas na F2 mais não foi longe.

Franco Forini 1987 22/9/1958, 49 atrás, Franco Forini nasce em Muralto, Itália.

O piloto suíço venceu o campeonato italiano de F3 de 1985 e tomou o próximo passo para a F3000, como planejado. Como não conseguia resultados como o equipamento ao alcance resolveu investir as verbas à disposição para ocupar uma vaga na Osella para correr de F1 e assim ficou condenado ao fundão, sem jamais ter chance de resultados dignos.

EVENTOS – 22/09:

World Series 3.5, 15ª etapa, F-Renault Européia, 12ª etapa, Nevers Magny Cours, França

Europeu de F-3, 15ª etapa, Circuit de Catalunya, Barcelona, Espanha.

Robert Doornbos 2006 23/9/1981, 26 years ago, Robert Doornbos nasce em Rotterdam, Netherlands.

Doornbos estreou na F1 com a Red Bull no final de 2006, mas apesar de bem patrocinado não conseguiu vaga no grid da F1 de 2007. O holandês então mudou-s para a ChampCars, onde conseguiu vencer uma corrida.

EVENTOS – 23/09:

Campeonato FIA GT, 8ª etapa, Europeu FIA GT3, 4ª etapa, Automotodrom Brno, República Tcheca;

Mundial de Turismo, 9ª 23/09 Brands Hatch Circuit, Inglaterra

Mundial de MotoGP, Motegi, Japão

DTM-Alemão de Turismo, 9ª etapa, Europeu de F-3, 15ª etapa, F-BMW Alemã, 15ª etapa, Circuit de Catalunya, Barcelona, Espanha;

NASCAR – Chase for the Nextel Cup, Dover International Speedway, EUA

Formula Masters, 4ª etapa, Brands Hatch Circuit, Inglaterra;

World Series 3.5, 16ª etapa, F-Renault Européia, 12ª etapa, Nevers Magny Cours, França

Mundial de Kart, 1ª etapa, Mariembourg, Bélgica

Bras. de Stock Car V8, 8ª etapa, Stock Light, 7ª etapa, Stock Júnior, 8ª etapa, Aut. Int. Nelson Piquet, Brasilia

Advertisements

2 Gedanken zu “Agenda Grand Prix Insider, 38ª semana

  1. Grande Juan Montoya.
    Foi meu primeiro ídolo na F1.Estive em Interlagos em 2001 e vi a fantástica corrida que ele fez. Vi tambem sua fantástica vitória em 2004.
    Me causa saudades e tristeza o fato de um grande talento desse ter sido tão injustiçado na F1. Se ele fosse alemão ou ingles estaria numa top team até hoje.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s