Reina a perplexidade

Money, Money, Money Pelo menos aqui em casa reina a perplexidade. Não sobre a sentença, ali era de se esperar algo polemico. O que eu sinceramente não entendo são as avaliações feitas em geral sobre a compatibilidade da multa e do ocorrido.

Na internet, na rádio, na TV, só se comentava a multa de 100 milhões à qual a McLaren foi condenada. Mesmo o peso desta multa monstruosamente abusiva se relacionando à rendimentos sob prêmios e a percentagem dos direitos de transmissão de rádio e TV, equivalente a algo perto dos 70 milhões até agora, não tenho como expressar o meu espanto de como foi facilmente aceita a sentença da FIA pela mídia e o público mundo afora.

Como pode, e desta vez vou discordar redondamente do Regi Leme e seu comentário feito na TV Globo, alguém achar que a sentença foi de bom tamanho, se até agora ninguém conhece os FATOS? Isto mesmo! Até agora nem mesmo os réus viram as tais NOVAS EVIDÊNCIAS anunciadas pela FIA! Como se pode então fazer uma avaliação justa de TODO este episódio?

Money, Money, Money

Bem que a FIA anunciou que iria publicar todas as provas hoje. Bem, lá na Europa já passou do meio dia. E até agora nada. Até o momento em que vejo com meus próprios olhos provas comprometedoras do que ocorreu, qualquer posicionamento, seja em defesa da McLaren ou em favor da FIA, ficará em segundo plano. O que acho mais engraçado ainda é que boa parte da mídia nem percebe o quanto foi manipulada no episódio.

Falava-se de exclusão da McLaren de forma imediata, o que trazia temores de comprometer o mundial de pilotos, e até da proibição da McLaren de participar da temporada de 2008, o que teria um impacto incalculável na empresa e nos contratos existentes. E como todo mundo temia as consqüencias de tal sentença para a Formula 1 em sua totalidade, agora se mostra alívio geral que a multa é “SÓ” de 100 milhões. E ainda choveu elogios ao Max Mosley por achar este „meio termo genial“. Ora bolas, quer subjetividade maior que esta?

Money, Money, Money

No meu ponto de vista isto não passa de uma vendetta pessoal, a grande chance de Max Mosley demonstrar o seu poder e dar um bom chute na canela do Ron Dennis. E não deixa de ser um prejuízo financeiro enorme para a McLaren. As equipes de ponta fazem lucro anual de algo entre quatro e seis milhões de dólares. A McLaren, portanto, precisaria continuar com o sucesso atual por VINTE ANOS, para se recuperar financeiramente deste impacto.

Por final um bom puxão de orelha ao amigo Lito Cavalcanti, que andou divulgando números obtidos deste blog, mas colocando-os na perspectiva errada. O Lito, fiquei sabendo, comentou na SporTV o orçamento anual da McLaren em 800 milhões de dólares. De fato, o orçamento da equipe de Formula 1 não chega sequer à metade disto. Os citados 800 milhões são o valor atual do grupo McLaren inteiro, como relatei anteriormente no post em questão.

Advertisements

5 Gedanken zu “Reina a perplexidade

  1. Quem irá pagar é a Mercedes, claro. O risco, no entanto, é o orçamento da equipa ficar debilitado nos próximos x anos. Mais uma razão para se tornar fornecedora de outras equipas no futuro próximo.

    Quanto ao fundo do dossier, ninguém jamais irá saber o que realmente aconteceu. Está a ser escrita mais uma página da (má) lenda da F1.

    Mas parece certo que a cúpula da McLaren não sabia do dossier. Não posso imaginar o Dennis mandando fotocopiar-lo na loja da esquina… e porquê não pedir uma factura em nome da McLaren International Ltd, não é?

  2. Não vi o comenário do regi, vi a Mariana Becker ontem, no JN, e hoje no Bom Dia Brasil. Também achei que o tom foi de alívio, disseram que com o campeonato de pilotos, que „é o que interessa“, não aconteceu nada e que nós devíamos comemorar por isso. Mas não é surpresa, a Rede Globo precisa que a audiência esteja sempre feliz e disposta a acompanhar seus programas

  3. Mário, a maioria da mídia achou uma sentença justa, porque as equipes foram as primeiras a sair aplaudindo a sentença. A Ferrari, principal rival da McLaren esse ano, publicou ontem mesmo em seu site uma nota apoiando a decisão da FIA e dizendo que a verdade veio à tona.
    Jamais saberemos as provas ou acusações que o Ron Dennis fez ontem, acredito que para não prejudicar ainda mais o campeonato e a imagem, foi feito um acordo de cavalheiros, com essa multa e a perda de todos os pontos do campeonato de construtores. Assim a Ferrari ganha um título que não foi merecido, pois se carro é completamente inconfiável e vive quebrando e o título de pilotos ficará com a McLaren, que além de um carro muito mais confiável tem uma dupla de pilotos muito superior aos ferraristas.
    Concordo com o Xavier, se a cúpula da McLaren soubesse dos documentos, duvido que não teria sido feitas as cópias na própria empresa, sem a participação de terceiros.
    Abraços e Alonso rumo ao Tri.

  4. Mario
    concordo em tudo que vc disse, inclusive postei no blog do Livio Orichio que eu tbem achava um absurdo a Mclaren ter um orçamento de 900 milhoes de euros, e o pior e que o Lito tava afirmando que tinha certeza desse valor.
    Mandou mal d+ o Lito

  5. Mário,

    A FIA pôs no ar, com detalhes, as evidências de como a Mclaren utilizou as informações de maneira ilícita.

    Fora a clareza com que podemos concluir que realmente a Mclaren tirou proveito das informações, fica claro que Alonso e Dela Rosa deveriam perder as suas superlicenças, fato atenuado pela colaboração, ou delação premiada!

    Alonso, quando diz ter trazido 6 décimos de segundos tem razão, informações estas provenientes da Ferrari, talvez testadas meses, ou anos a fio por Schumacher e os outros pilotos de testes. Mais, Alonso, além de deter informações privilegiadas, subsequentemente as usou para alimentar a sua guerra em prol da quebra de contrato!

    O Alonso é uma raposa e só mesmo uma outra raposa como o Briatore para ter disposição mental e agüentá-lo.

    Abraços

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s