Não falei?

Federation Internationale du Automobilisme  Quando todo mundo comentava a decisão do conselho mundial da FIA e a condenação da McLaren isenta de punição, já avisei no ato, no dia 26 de julho, que o assunto está longe de ser encerrado. Isto seria só o começo de uma longa e desagradável história cheia de picuinha e politicagem. Bem, ninguém dos envolvidos do episódio decepcionou…

O que era pra ser uma audiência de recurso da Corte de Apelações no dia 13 em Paris para dar a Ferrari a chance de expor o seu lado no assunto e aprofundar o como e quão fora prejudicada, a FIA hoje mudou a programação subitamente. Em vez da audiência programada agora será convocado novamente o conselho mundial, já que surgiram “novas evidências” no caso. Que surpresa! Estava sempre claro que a Ferrari só precisava apresentar uma prova qualquer de algum tipo de uma possível vantagem que a McLaren possa ter obtida no episódio e… pimba… a McLaren está fora do mundial.

O que está realmente por trás disto tudo? Não podemos esquecer que as decisões do conselho mundial não se comparam a uma decisão no judiciário. As conseqüências praticamente já anunciadas na primeira reunião do conselho, exclusão da equipe do mundial de 2007 e 2008, seriam de tamanha gravidade, que o dano moral e material para o grupo McLaren é difícil de estimar.

Para mim quem está realmente no banco de testes é a própria FIA. Já ao pronunciar a McLaren culpada, mas isentando a mesma de uma punição, fez um papelão que deu uma repercussão nada positiva. Se a FIA agora realmente excluir a McLaren do mundial, como o fará? Fisicamente? Impossível, pois a própria FIA influenciaria assim o mundial de pilotos. Tirando todos os pontos conquistados em 2007, mas deixando participar em 2008 concedendo apenas pontos para o mundial de pilotos? O dano material seria significativo, pois as rendas das equipes provem da participação da distribuição dos lucros. E isto está interligado aos resultados.

Ferrari vs Mclaren

Ainda não descobri o que realmente acontece, mas algo me diz que tem mais por trás de tudo isto. Tirar uma equipe de ponta da distribuição do bolo de arrecadação de direitos de transmissão de TV? Bem provável, pois isto aumentaria a fatia substancialmente para cada uma das outras equipes. Ou existe algo que nem suspeitamos? Para mim, toda esta história está extremamente mal-contada.

E já pensaram? A Mercedes-Benz, fornecedora oficial de FIA com caminhões, vans e automóveis, sendo acusada, julgada e, em conseqüência banida por dois anos do mundial? A McLaren arriscar perder seus patrocinadores, os contratos com seus pilotos, ter a imagem cuidadosamente criada durante duas décadas de envolvimento na F1 destruída por um assunto tão baixo? Não, não, não amigos, a coisa não é tão fácil, não é tão simples assim.

Se a McLaren realmente for acuada desta forma, não me surpreenderia se houvesse uma resposta à altura sobre os bastidores desta história. E o que possa vir a se revelar ali só pode ser prejudicial ao esporte e a sua credibilidade na sua totalidade. E se a Mercedes resolver bater o pé e levar a FIA à justiça por danos a imagem da marca, não vai nem sobrar uma gorjeta pro porteiro lá no prédio de la Place de la Concorde.

Já vou avisando: Qual seja a sentença a ser divulgada no dia 13 de setembro, não termina ali. Pode anotar.

Leia também esta matéria relacionada:

Acabou? Nem começou ainda! 

Advertisements
Kategorien: FIA

4 Gedanken zu “Não falei?

  1. Eles podem então recorrer à Justiça comum caso sejam condenados pela Corte de Apelações? Para mim isso funcionava como uma arbitragem, todos pactuariam acatar as decisões da FIA, legitimando o julgamento e dando a ele o poder de sentença judicial.

    Dois anos fora da F1? Tem que ter muita coragem.

  2. Ainda acho que a FIA sai com mais um ‚culpada mas nao puno‘. No maximo, suspensão por duas provas, ou anulamento até Monza de todos os pontos de construtores.

    Me surpreenderia muito se a McLaren fosse excluida de um mundial, quanto mais dois.

    Quem esta rindo nessa história é o Fernandinho. Se a imagem dele for arranhada é a deixa pra ele procurar outra equipe. E qual equipe nao mandaria embora qualquer piloto pelo Fernandinho?

  3. Só acho uma coisa, ficou claro que a McLata teve ganho e deve ser pundia, mas com os pilotos sendo pundios tambem, afinal eles foram os grandes beneficiados nessa jogada. No UK se fala em algo mais brando, exclusão de pontos da equipe e suspensão nas ultimas provas.

    E não me chamem de torcedor fanatico da Ferrari, hein !

    Por muito menos a extinta BAR rodou !

  4. A diferença da BAR e da Mercedes é que a Honda (parceira da BAR) tinha uma dívida com a FIA. A Mercedes é parceira de longa data da FIA/FOM…

    Por que acho que não vai acontecer nada? Por que ainda acho que vão dar outro puxão de orelhas, e vão manter o Lewis como líder do campeonato?

    []´s

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s