Saudades de Stefan Bellof

Stefan Bellof  O ex-piloto de F1 e campeão mundial de esporte-protótipos grupo C de 1984 Stefan BELLOF tinha todo o potencial para despertar a fascinação dos alemães para o automobilismo como o fez Michael Schumacher nos anos noventa. Bellof faleceu aos 28 anos no dia de setembro de 1985 em um acidente em Spa-Francorchamps.

Um fenômeno no kart, Bellof passou pela Formula Ford vencendo dois títulos e na F3 só não foi campeão por adentrar o campeonato já em andamento.

A estréia na F2 aconteceu em 1983 com vitória em Silverstone, algo inédito na história da categoria, e a festa na mídia alemã realmente aconteceu quando Bellof venceu a segunda etapa também, e em frente ao público de casa em Hockenheim.

Stefan Bellof, McLaren-Test 1983

Logo ele conseguiu vaga na Porsche, algo inusitado visto que a equipe de fábrica só contratava pilotos com certa experiência e maturidade. No final de 1983 ainda recebeu convite de Ron Dennis para seu primeiro teste de F1. Presente no mesmo dia: Ayrton Senna. Ambos impressionaram, ambos não aceitaram a proposta de um contrato de longo prazo.

Em vez disto o empresário de Bellof, o dono da equipe de F2 Willy Maurer, negociou uma vaga na Tyrrell onde Bellof correu em ’84, sendo o pódio em Mônaco o GP mais memorável de uma temporada cheia de problema políticos para e equipe, e ’85 com o V6 Turbo da Renault finalmente estreando em meados da temporada.

Stefan Bellof, Tyrrell 012/4-Ford, Monaco 1984

Depois de vencer o título dos pilotos no mundial de marcas o companheiro Derek Bell, Bellof deixou a equipe da Porsche principalmente por causa de attritos com Jacky Ickx. O belga já tinha uma longa história de sucesso na casa e bateu o pé, já que ele se concentrava no contrato com a Porsche, mas Bellof estava atrás da carreira na F1.

Bellof não aceitou ser diminuido pelo veterano e deixou a equipe de fábrica para correr na equipe privativa do suiço Walter Brun. Bellof queria provar que ele compensava a diferença que os 956 de fábrica tinham contra os carros dos clientes da marca de Zuffenhausen.

Stefan Bellof, Porsche 956, Spa 1984

E foi com esta atitude que Bellof, sempre arrojado e esbanjado talento e domínio do seu carro, arriscou uma manobra no dia 1 de setembro de 1985, em cima de justamente o Jacky Ickx na entrada da Eau Rouge.

Era mais que a satisfação de mais uma de tantas manobras arrojadas, sempre bem sucedidas e que fizeram a fama de Stefan, que ele procurava naquele momento. Era a determinação de desmoralizar o ex-companheiro de equipe perante o público de casa do belga. E desta vez a manobra não funcionou, porque o outro não cedeu.

Jacky Ickx / Stefan Bellof, Eau Rouge, Spa 1985

As duas Porsche colidem a mais de 200 Km/h fundo da Eua Rouge. Ickx roda e bate com a traseira, Bellof não tem a mesma sorte, a Porsche dele bate de frente nos guard-rails que não tem como amenizar o impacto, pois estão encostados em muro maciço do barranco.

Stefan é socorrido de olhos abertos, mas em estado grave, a morte é declarada ao chegar ao Hospital, a Alemanha chora por um herói de 28 anos, que já estava com contrato assinado com a Ferrari e um futuro promissor pela frente.

Advertisements

7 Gedanken zu “Saudades de Stefan Bellof

  1. Mário, este cara foi uma perda tamanha pra F1 e pros germanicos, dava gosto a pilotagem dele, pelo pouco que pude assistir recentemente (nem era nascido) na net, era um bravo nas pistas, e segundo consta, gente boa fora delas. E impressionante como os destinos dele e do Ickx se cruzaram, tendo este desfecho

    Descanse em paz, Stefan

  2. Em breve seria o 50 aniversário do Stefan e prestarei homenagem a ele com mais detalhe. Só depois do acidente fatal do Bellof é que o Johansson, que era reserva pro Arnoux, foi confirmado pra 1986. Aliás, foi a ultrapassagem de Stefan em cima de Arnoux em Mônaco que fez Enzo Ferrari tomar a decisão de contrata-lo. de acordo com o ex-empresário e amigo Rainer Braun, o contrato tinha sido negociado a ponto das partes estarem de acordo. Só faltava assinar…

  3. Caro Mário,

    você disse que Ickx não cedeu na ultrapassagem… Em sua opinião, foi um acidente „de corrida“? sei que é difícil julgar mas, Ickx „fechou a porta“ com tudo na Eau Rouge, ou Bellof foi um pouco otimista demais em sua manobra?

  4. Bem, ninguém jamais arrisscou tal manobra na Eau Rouge. Também os carros pesavam em volta de 900 kg, com tanque cheio mais de uma tonelada. Não tem como fazer gracinhas com um carro pesado entrando em um „S“ a mais de 200 km/h.

    Se tivesse conseguido, Bellof obrigaria Ickx a tirar o pé e até frear, pois não tem lugar para dois carros na linha daquele trajeto. Então foi muito audacioso. E o Ickx, se você observar a localização dos retrovisores, não tinha como ter certeza onde o Stefan estava.

    Fechou a porta? Sim, mas creio que ele não tinha noção que o concorrente estava quase à sua altura e que Stefan não tiraria o pé. Foi uma tragédia que – com as áreas de escape de hoje – dificilmente teria resultado com estas consequencias.

  5. Jack Ickx, se já não o admirava pela tremenda „sacanagem“ de Monaco/84, imagine por mais estas… Taí uma cara que desprezo como pessoa mas respeite alguns números.
    E imaginando em 1986, um Alboreto desmotivado pelo ano de 85 e um Johansson limitado pacas, este Bellof iria se dar muito bem… Piquet, Prost, Senna, Mansell… uau, e o sueco chegou em 5º!… imagino um melhorzinho…

    Cara certo no lugar certo! (Senna/Mac, Schummy/Ferrari,etc…)
    Cara errado no lugar certo (Johans/Ferrari/Mac,Kovalainen/Mac, etc)
    Cara certo no lugar errado (Bellof/Tyrrell, Barrichello/Stewart,etc…)
    Cara errado no lugar errado (Nakagima/Lotus89, Rosset/Lola,etc)

    [ ]s

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s