Rosberg banca o difícil

Nico Rosberg  Mal os fuxicos no paddock conectaram o Nico Rosberg com a Toyota, com uma bela de uma comissão sobrando pro Frank Williams, o loiro já vem querendo estragar a festa, divulgando que não iria a lugar nenhum e pretende respeitar o contrato com a Williams. Tá querendo enganar quem, moleque?

Que a Toyota está pesquisando o mercado para substituir o Ralf Schumacher já ficou óbvio. E que fizeram uma oferta ao Rosberg ficou claro assim que o filho de Keke agradeceu publicamente pela oferta, mas que pretende respeitar o contrato existente e ficar na Williams. Peraí, ta querendo enganar os amigos? Desde quando piloto novato tem cacife pra opinar no jogo dos multimilionários?

Nico & Keke Rosberg

Quem conhece o Frank, sabe que por lá ninguém ganha nada de graça. Mas é o que parece que aconteceu quando a Williams fechou contrato com o então campeão da GP2. Não trouxe nenhum patrocínio, até ganhou um salário bem razoável para um novato. Tudo isto de mera benevolência? De uma equipe em plena decadência técnica e financeira? E acima de tudo: de graça da mão do Frank Williams? Nem à pau, Juvenal.

Desde o início estava claro que Nico Rosberg não passa de um investimento. Ou leva a equipe até a ponta no braço (se fosse um segundo Schumacher, ou pelo menos um segundo Alonso) ou então um dia vai dar uns bons trocados. Chegou finalmente a chance de o Frank transformar a sua aposta em um pote de ouro e agora o loirinho não quer topar a parada? Ah é? Então o Frank simplesmente vai deixar de faturar alguns milhões na boa? Alguém acredita nessa história…?

Williams - Toyota 2007-2009

Regra número 1: No paddock da Formula 1 TUDO e TODOS tem seu preço. Se o Rosberg agora diz que não vai deixar a Williams porque viu os desenhos do modelo de 2008 e acredita que vai derrotar as BMW com aquilo, está somente repetindo feito papagaio o que o papai mandou falar. Ou será que ele viu os desenhos da Toyota enquanto a versão 2008 deles também? O que eles (pai e filho Rosberg) querem então? Eles querem um contrato de dois anos no máximo, pois final de 2009 vencem os contratos de Alonso, Räikkönen e Massa. Mas a Toyota quer o que todos querem: Estabilidade! Querem um contrato de três anos com opção para mais dois. E nisto as partes (por enquanto) ainda não se entendem.

Mas se o Frank quer ganhar o subsídio dos motores Toyota para os dois próximos anos de graça em troca de ceder seu piloto ainda contratado ao fornecedor, tem como obrigar o Rosberg a topar? Não, provavelmente não tem como. Mas pode crer: Se ele estragar este negócio pro Frank a vida não vai ser nada fácil dentro da equipe daqui pra frente. É tão fácil arruinar uma carreira. E o Frank é bom nisso, já o fez várias vezes. A galera só esquece essas coisas tão rapidinho.

Kazuki Nakajima

Enfim, no final das contas prevalecerá o bom senso. E o olho gordo. A não ser que a Toyota surpreenda com uma contratação política, como arrancar o Sato da Honda ou mostrar patriotismo e contratar o Nakajiminha, não vejo como o Rosberg não acabar na “equipe principal” da segunda maior montadora no mundo.

Advertisements

4 Gedanken zu “Rosberg banca o difícil

  1. Maravilhoso o texto, porém a Toyota já passou a GM e hoje é a maior fabricante de automóveis do mundo. Já fechou o 1º semestre de 2007 como a nº 1 e deve, com certeza, acabar o ano nessa posição. Acabando com uma hegemonia de mais de 70 anos dos americanos.
    Abraços

  2. É verdade, eles já ultrapassaram a GM.
    Quanto ao Nico, acho que foi só uma declaração anti-boatos, se o Frank disser que quer vendê-lo, com certeza ele aceita. Como pode tentar ficar num time se o patrão pretende negociá-lo com outra equipe? É o Williams quem decide, e depois, estaria mudando de um time médio pra uma escuderia razoável. Grande coisa…
    O alemão vai ter que esperar um tempinho ainda até chegar num time grande.
    De qaulquer forma, se tivesse que apostar, acho que jogaria minha fichas nele na Willliams ano que vem.

  3. Muito interessante seu texto, Mario. Não tinha olhado os fatos dessa maneira, ainda. Porém, apesar de tudo o que você disse, continuo acreditando que o Nico alinha em 2008 com a Williams. A segunta vaga na Toyota é uma incógnita, mas penso que o time tem uma opção razoavelmente boa em Timo Glock, o atual líder da GP2. Hoje, eu chutaria o alemão para a segunda vaga da equipe japonesa. Vamos esperar para ver o que dá.

    Grande abraço!

  4. Parabens Mario o texto é muito Bom.
    Creio que a verdadeira intensão do Nico será a de abrandar com a expeculação da sally seasons, estou em crer no caso da Toyota pretender contratar o Nico, vai para a frente e contrata mesmo! Neste momento Frank Williams não tem argumentos $$ nem estrutura competitiva que proporcione a breve prazo regresso ás vitórias e titulos mundiais que estão perfeitamente ao alcance do Nico Rosberg, um dos melhores talentos da última geraçãp de pilotos de F1
    Sendo que a Toyota necessita de um piloto Alemão na sua equipa, marketing, a força do mercado Alemão – Heidfeld renovou com a BMW; Timo Glock é piloto de testes da BMW, o „tio“ Ralf está de malas feitas para uma reforma dourada, creio que a única alternativa e a mais viável / competitiva disponivel é a contratação do Nico Rosberg, em contrapartida com fornecimento gratuito de motores Toyota e possivelmente a promoção do NakaSan Jr á F1 via Williams.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s