Parabéns pra voceeeeeeeee…

Ian Scheckter 1977  O aniversariante destaque de hoje é:
 
Ian Scheckter, 60 anos, mais conhecido como o irmão mais velho do campeão mundial de 1979, Jody Scheckter, nasceu 22/08/1947 em East London na África do Sul.

Ian estreou na F1 no GP da África do Sul de 1974 com uma Lotus 72 da equipe Team Gunston, uma chance única na época. A oportunidade de correr no GP de casa em Kyalami repetiu-se em 1975 com uma Tyrrell 007 da Lexington Racing, mas desta vez ainda patrocínio para correr pela ainda minúscula equip de Frank Williams nos GPs da Suécia e Holanda.

Ian Scheckter, Gunston Lotus 72E, Kyalami 1974

Em 1976, além de largar novamente com a Tyrrell em Kyalami, venceu o título nacional da Formula Atlantic e ganhou patrocínio da Rothmans para disputar a temporada de F1 com a March em 1977. Mas a equipe de Max Mosley apareceu com uma geringonça que acabou com a carreira dele e do colega Alex Dias Ribeiro: O modelo 240 (= 2 rodas direcionais, 4 rodas motrizes, 0 diferencial…) que nunca funcionou. Tiveram que optar por um modelo do ano retrasado, batizado de 761B. O 240 depois virou, com um eixo e diferencial convencional na traseira, um 771 que só correu uma vez no Canadá.

Ian Scheckter, Rothmans-March 240, 1977

Para piorar as coisas: O último GP da temporada aconteceu no Japão, mas Ian só chegou até o controle de passaporte no aeroporto de Narita, onde foi barrado e mandado de volta pra casa. Aos cidadãos da África do Sul, mesmo sendo piloto de Fórmula 1, era negada a entrada ao país em protesto ao regime racista Apartheid…

Advertisements

3 Gedanken zu “Parabéns pra voceeeeeeeee…

  1. Mario, falando do Nigel Stepney..
    Ele nao foi engenheiro de corridas do barrichello em sua estadia na Ferrari? Ele nao era o engenheiro do Massa até ele dar piti e exigir um outro engenheiro?
    Será que, sendo engenheiro de corrida de tantos anos do Rubinho, o Nigel nao saiba muita merda sobre a Ferrari, tipo sabotagens e afins?
    Talvez nao seja por isso que a Ferrari quer descreditá-lo?
    É só um pensamento..
    Abraço
    PS: ainda quero ler uma história boa do Raikkonen.. e nao vale aquela do „I was having a shit“.

  2. Realmente o March 240 nunca alinhou no grid de largada, por isto que tiveram que voltar para um 761 titulado de „B“ para disputar temporada de 1977.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s