Parabéns pra voceeee…

Jo Ramirez na capa de sua autobiografia  O aniversariante destaque de hoje é:
 
Joaquín „Jo“ Ramirez, 67 anos, ex-coordenador de equipe da McLaren International Ltd nos ’84 a ’01, nasceu 20/08/1940 em Cidade do México.


Jo Ramirez veio para a Europa com os irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez e em seguida, após o acidente fatal de Ricardo, acompanhou a equipe Eagle de Dan Gurney na F1 e nas categorias norte-americanas Can-Am, Fórmula Indy e a Trans-Am. Pedro Rodriguez no entre-tempo se destacava na dominante equipe Gulf-Porsche no Mundial de Marcas e conseguiu convencer o seu chefe John Wyer de contratar o conterrâneo.

Em 1972, devido a retirada da Porsche, Jo teve que procurar outro emprego e foi contratado por Ken Tyrrell. Depois de um periodo na Copersucar dos irmãos Fittipaldi se juntou à McLaren em 1984 onde permanceu até a sua aposentadoria 17 anos depois. Em 2005 o mexicano, que hoje vive na Espanha, publicou um livro bastante interessate sobre os bastidores da F1 e da própria McLaren o qual ganhou ainda mais repercusão nestes dias em que a rivalidade de dois pilotos da McLaren chegam a uma intensidade parecida com a da época de Prost e Senna.

Falecimentos:

Alfred Neubauer, 1952  Alfred Neubauer, o diretor esportivo  da Mercedes-Benz, que já tinha dominado as pistas antes da segunda guerra mundial, convence a diretoria da montadora alemã a voltar às competições a partir da temporada de 1954, principalmente na nova Fórmula 1 de 2,5 litros. Neubauer era de um presença imponente, um estrategista brilhante cheio de idéias inovadoreas. Foi ele que inventou a comunicação com os pilotos durante a corrida com pit-boards, as placas de sinalização dos boxes, e já naquela época orquestrava as paradas nos boxes quase em estilo de regime militar, mas resultando na devida eficiência.

Alfred Neubauer inventou os pit boards

Juan Manuel Fangio teve com a Mercedes W 196, projetada por Rudolf Uhlenhaut com motor de oito cilindros, 257 HP e uma ponta de 300 km/h na versão de rodas cobertas,  um carro a altura para conquistar o campeonato de 1954 com facilidade.  Também liderava o placar no início de 1955, mas todo este sucesso foi abalado por uma grande tragédia nas 24 horas de Le Mans daquele ano.

Com Moss e Fangio liderando a corrida, a Mercedes 300 SLR do francês Pierre Levegh bateu na reta dos boxes a mais de 240 Km/h no Austin-Healey 100 S do inglês Lance McKlin, que desviava da Jaguar de Mike Hawthorn entrando nos boxes. A Mercedes capotou para dentro das arquibancadas matando Levegh e 83 espectadores, além de mais de cem feridos.

Karl Kling, Alfred Neubauer, Juan Manuel Fangio, 1955

Chocado, Neubauer informou a diretoria em Stuttgart do acontecido e que retiraria a equipe da corrida. No final do ano a Mercedes anunciou a sua retirada das competições, alegando que os recursos seriam destinados a pesquisas para os carros de passeio. Mas a idéia de que o acidente em Le Mans foi determinante para a decisão ainda persiste. No dia quando Fangio, após ter conquistado o segundo mundial de F1 para a marca, em um gesto histórico cobriu a sua Mercedes W196 com uma coberta, Neubauer, um homem feito um rochedo, chorava silenciosamente. No dia seguinte ele pediu a aposentadoria. Ele faleceu por causas naturais no dia 20 de agosto de 1980 aos 89 anos.

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3 Gedanken zu “Parabéns pra voceeee…

  1. Excelente matéria sobre o Neubauer, o protótipo do „homem dos bastidores“ Era austríaco de nascimento e foi piloto na década de 20. Já agora, só uma correcção: Neubauer morreu em 1980, aos 89 anos.

    Portanto, hoje comemora-se o 27º aniversário da sua morte… eis a sua biografia na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Neubauer

    P.S: ainda espero pelo seu voto…

  2. Está certíssimo, Speeder (afinal, qual é o teu nome…?), recentemente venho notando que certas atualizações não são salvas semre pelo sistema. Eu lembro ter corrigido esta frase (ainda que „há 60 anos“ teria sido ANTES da Mercedes voltar às pistas…) e não notei que ela foi pblicada sem esta atualização.

    Obrigado por chamar a minha atenção a este detalhe!

    P.S. Meu voto sai ainda hoje! Cadê a propina prometida…? =D

  3. Propina? Ora bolas… ;-))

    Já agora, o meu nome verdadeiro é Paulo Alexandre Teixeira. E se quiseres ver mais do que faço, aqui vai uma coisa que foi inaugurada hoje. O blog chama-se Mondo Interativo, e a minha coluna chama-se „Grande Circo“.

    Eis o link: http://mondointerativo.wordpress.com/o-grande-circo/

    Esta semana falo de capas de jornais, que é um pouco a minha área profissional… Um abraço, Mário!

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