jump to navigation

Alonso/Red Bull: Mais uma farsa da mídia, capítulo 2 28 November 2007

Posted by grandprixinsider in Fórmula 1.
trackback

Dietrich Mateschitz, 2007 Sabe-se lá porque, mas parece existir uma tendência preocupante mundo afora de acreditar que contratos não valem nada. Eu é que não queria trabalhar para nenhum destes meios de comunicação, que parecem sugerir este tipo de comportamento corporativo como normal. E sorte daqueles pilotos que estão lidando com gente como Didi Mateschitz.

É nestes dias que entendo este ou aquele assessor de imprensa mal-encarado que encontrei durante o GP de F1 em Interlagos. “Como era bom trabalhar na F1 antes da internet aparecer no mapa.” Frase que escutei várias vezes durante o fim de semana e de vários assessores. Era melhor tanto para os jornalistas como para os assessores das equipes que nos atendiam. Na maioria era uma convivência muito boa, pois cada um sabia da qualidade e do valor do trabalho do outro e crescia um respeito, uma confiança mútua.

Hoje muitas equipes tem vários assessores de imprensa. No mínimo um deles passa o seu tempo desmentido os boatos e fuxicos que circulam na internet. Na maioria sequer se sabe da autoria de tais aberações jornalísticas. Conversando com o Franz Tost da Toro Rosso sobre todos estes boatos de pilotos supostamente sendo “removidos” para abrir espaço ao Fernando Alonso, ele fez uma cara que demonstrava uma mistura de cinismo e desprezo. “Você acha que a Ferrari assina um contrato com o Massa, só pra botá-lo na rua logo em seguida?”

mateschitz-marko-newey.jpg

Claro que não acho isto, embora seja estranho a Ferrari fechar com um piloto da qualidade do Massa, se tem um piloto com a qualidade do Alonso no mercado. Tost: “A mesma coisa vale pra nós. Contratamos o Vettel e o Bourdais, são estes os nossos pilotos para 2008. Ponto final.” Enquanto não tinha dúvida disto, também não há dúvida que o Didi Mateschitz, que conheci pela primeira vez em 1996 ainda patrocinando a Sauber, é um homem de maior integridade e que se preocupa muito com a seriedade da imagem da Red Bull.

Em Interlagos conversei por bom tempo com o Helmut Marko, braço direito de Mateschitz na F1. No início o papo na verdade era o acidente que ele sofreu em Clermont-Ferrand há 35 anos, quando uma pedra atravessou a viseira e lhe comprometeu a vista em definitivo, acabando assim com a carreira de pilto de F1 dele. “Bola pra frente”, ele respondeu, “isso é coisa do passado.” Assim logo chegamos à situação da Red Bull. “Não foi um temporada dentro das expectativas, muitos erros, muitas falhas, tem que melhorar.” Mencionou papelões com o do Webber na China, quando de repente parou no Box antes da hora e sem avisar ninguém, o que acabou custando o 4º lugar, depois herdado por Vettel.

Red Bull Racing Team 2007

Qual a meta para 2008? “Pódios com freqüência, 50 pontos no Mundial.” Nisto chega o Gerhard Berger e se senta junto à nós na mesa. E aí, pergunto, um piloto vale 24 milhões de dólares? Peguei os dois de surpresa, pelo jeito. É o que dizem ser o salário atual do Alonso. Por um curto momento senti um receio dos dois de responderem. Mas, como sempre, o Gerhard leva o negócio para o lado divertido, dizendo que como piloto achava, sim, que dava pra pedir tudo isto. “Já como dono de equipe…”

Mas o resumo ali era: “Sem um carro de ponta o melhor piloto não consegue fazer nada.” Marko parece afirmativo. “E sem um piloto bom o melhor carro não te dá resultados.” Então, segundo Marko, a equipe tem que primeiro conquistar um nível de competitividade que atraia o interesse de todos os pilotos. Assim você que tem a escolha. Tem muito lógica nisto. É nesta linha de raciocínio que se manifestou o próprio chefão várias vezes. O que se confirmou mais uma vez na entrevista que deu à revista Motorsport Aktuell, pela qual escrevo também. A princípio a RBR gostaria de conversar com Alonso, sim. Mas sobre um contrato de dois anos, com opção de mais um ano, mas de 2009 adiante. Pois no momento não há vaga, tem quatro pilotos sob contrato nas duas equipes. É simples assim. Mas aparentemente algo tão óbvio não vende jornais ou gera cliques em sites…”

Comments»

1. Blog F1 Grand Prix - 28 November 2007

É isso aí mesmo, Mario, ótimo texto. Pelo visto, o Alonso vai precisar se contentar com a vaga na Renault. Na Red Bull, ao menos, ele não tem espaço…

Grande abraço!

Gustavo Coelho

2. lucas - 28 November 2007

Como o gustavo coelho disse ótimo texto,foi bom para esclarecer várias coisas e,pelo menos,para nós que acessamos esse site,explicou várias coisas.
Outra coisa que não tem muito a ver mais eu gostaria de saber.Eu li a biografia do ayrton senna,e quando era a dupla bergher e senna na mc laren o bergher,pelo livro,parece ser muito legal.O Mario,você que conhece ele,ele é tão legal assim?

abraços
lucas(autobr.wordpress.com)

3. Al Unser. Jr. - 28 November 2007

Verdade, verdadeira!
Só não gostei do uso da sigla sr. M.B., parece coisas oriundas da R.G, nadas trasmissões do G.B. e do R.L. com comentários do L. B.
t+

4. Alberto Tomasi - 28 November 2007

Mário, acho que essa novela do Alonso já cansou e também já está definida. Ele vai para a Renault mas não tem pressa para assinar. 1º vai esperar a decisão da FIA sobre a espionagem Renault / McLaren. Acredito que essa decisão conta muito, nem tanto para o Alonso, mas sim para os seus patrocinadores pessoais, 60 e tantos milhões de euros. Até acho que eles estão interessandos na assinatura após a reunião.
2º ele pode treinar em outra equipe já??? A McLaren já liberou completamente ele para testar por outras equipes ou seu contrato encerra no final do ano, como é costume na F-1???

Abraços

5. Welton - 28 November 2007

Essa coisa de “belo texto, belo texto, ui ui ui” é de lascar!

6. lucas - 28 November 2007

olá pessoal,tambem tem que ver uma coisa sobre o alonso na renault,não sei se vcs lembram mas na gp2 o hamilton ñ foi campeão disparado,o nelsinho piquet quase ganhou,ou seja,na logica eles são do mesmo nivel.

agora pense nisso,já que o alonso perdeu pro hamilton,imagine se na renault ano que vem(que deve ser piquet e alonso)se o nelsinho fica melhor que o alonso e acontece o que aconteceu esse ano?já pensaram nisso?agora se isso acontecer para onde ele irá?toyota,willians,force india,etc,etc.

o que eu quero dizer com isso????eu quero dizer que se der mole ano que vem vai se a mesma coisa chata de um bicampeão chorão dizendo que é injustiçado por onde passa,e que estara de novo procurando equipe.

tudo bem que na McLaren no começo nenhum dos dois tinha a preferencia da equipe,vai ver no final tambem não,mas o hamilton é ingles,é mais carismatico…

Na renault o impacto de isso acontecer e maior por que lá ele é um deus absoluto,mas se isso acontecer(e espero que aconteça)vai ser um impacto muito maior

abraços

lucas( autobr.wordpress.com )

7. Alberto Tomasi - 28 November 2007

Sobre o teu comentário Lucas, me pareceu um tanto quanto infantil, comparar a situação do Hamilton com a situação do Nelsinho. Primeiro porque a McLaren e a imprensa inglesa criaram um fato a favor do novato, que foi aquela entrevista em Mônaco, que a imprensa inglesa transformou em uma coisa ridícula. Segundo que a partir deste momento o Alonso não foi mais um piloto da equipe e sim alguém que tinha um carro para disputar uma corrida. Ou se observarmos a última corrida, Alonso “dirigia” um fusca, tal a distância que ficou das Ferraris, sendo que o novato estava no mesmo tempo das italianas.
Essa situação não se repetirá, pois Alonso será o primeiro piloto e se caso Nelsinho venha andando mais forte que ele, pode acontecer de na Q3, sem querer ele ter um pneu um pouco mais cheio que o normal, ou ter que alterar a sua parada nos boxes.
Não considero o Alonso perdedor para o Hamilton, considero o segundo o grande perdedor do campeonato e não por não ter marcado 4 pontos em duas corridas, mas por ter o melhor carro do campeonato e todo o time trabalhando pra ele o tempo todo.
Alonso sem ter uma equipe trabalhando pra ele ficou a apenas 1 ponto do campeão do mundo e só não foi campeão, porque o Massa entregou a vitória para o finlandes.
Concordo com o Button, Hamilton perdeu a chance de ser campeão do Mundo.
Abraços a todos

8. lucas - 28 November 2007

tudo bem alberto,sua tese está correta tambem,mais nós não podemos negar que isso que eu falei é uma possibilidade,ainda mais por não sabermos qual será o desempenho do nelsinho,e eu não acho infantil,eu acho mais uma mistura de um brasileiro torcendo para outro brasileiro,alguns fatos que aconteceram em 2007 e um pouco de antipatia para com o alonso.

e sobre o hamilton perder o campeonato,eu concordo plenamente,pois como você mesmo falou um piloto da qualidade dele com o carro não poderia perder,mas temos que ver que ele tava disputando sua primeira temporada,já o alonso é biampeão.Para mim saberemos melhor sobre o hamilton nessa temporada,pois agora ele já terá mais experiencia etc,etc.

sobre o fato da equipe ajudar mais ele,me parece muito o Alain Prost com o senna entre o tempo em que os dois eram companheiros de equipe,que o prost dizia que os japoneses da honda davam motos melhor para ele,eu não acredito nisso eu acredito que pode haver uma simpatia muito grande pelo hamilton,mais sobre não ajudarem o alonso eu não acredito,tanto que não faz sentido,por que a equipe participa do campeonato de construtores,ou seja,quanto mais pontos melhor.

abraços

lucas( autobr.wordpress.com )

9. lucas - 28 November 2007

foi mal pessoal por alguns erros de digitação:

no segundo paragrafo é bicampeão e não biampeão

no ultimo os japoneses davam melhores motores em vez de motos

foi mal pessoal

abraços lucas

10. Ultramar - 28 November 2007

Esse alonso, um tremendo chato, que se acha, deveria ir é para… a F3 japonesa! :)

11. Becken - 28 November 2007

Amigo Lucas,

O Hamilton tem 22, 23 anos. É um novato que veio da GP2 para bater o seu team mate, um bicampeão Fernando Alonso. É o vice-campeão com méritos. Liderou a temporada do Canadá até o Brasil. Não sei como alguém ainda não consegue reconhecer os méritos de um piloto que lidera quase 70% do campeonato com a competência que ele demonstrou, sendo um novato advindo de uma categoria de acesso.

Ele perdeu o campeonato porque estava ali para disputá-lo, coisa que o Button, um piloto que se leiloou vergonhosamente e quebrou a palavra um sem número de vezes, ainda não teve a chance. Nick Heidfeld, com menos quilometragem, mas com mais juízo que Button, disse sobre Hamilton que “na F1 não importa quando ou como, se vc merece, chegará lá…”

Alonso é um grande talento, mas esse ano ficou devendo em muitos aspectos. Inteligência emocional, raw speed (onde Hamilton o bateu verdadeiramente!), integridade como esportista e empregado, e agora num gerenciamento de carreira conturbado.

Espero que ele tenha um carro competitivo ano que vem para andar, com ele na disputa do campeonato não há dúvida de que ganham todos que amam a F1.

Abraços

12. Alberto Tomasi - 28 November 2007

Lucas, a McLaren já estava fora da disputa do mundial de construtores desde o GP da Bélgica.
Concordo com o Becken, primeiro ano do Hamilton e tem muito caminho pela frente. Também acho que tem muito talento e que o Alonso se desestabilizou em alguns momentos, mas ainda acho que o Button estava certo. Mas em momento algum não reconheci o talento do novato.
A nova geração está muito forte e a oportunidade pode vir apenas uma vez.

Abraços

13. lucas - 28 November 2007

você está certo becken,todos esses comentarios mostram na minha opinião que toda tese é certa desde que seja baseada em fatos.

agora um pequeno balanço desses comentários

1-o hamilton foi o melhor estreante que já teve(tudo bem que foi com uma mclaren,já senna e schumacher começaram com carros ruins),mas vai ver por falta de esperiencia perdeu no final,mas não podemos esquecer o que ele fez como o becker falou desde o canada.

2-o alonso tinha tudo no começo da temporada para ser campeão,mas não foi e virou um bebe chorão(na minha opinião)dizendo que tinha um carro pior,e não nos podemos esquecer de que parte da culpa pela punição da mclaren no caso da espionagem foi por causa do alonso que não defendeu a sua escuderiae,pelo que eu me lembre foi o alonso que deu os tais emails entre ele e o delarosa que fez retomar o julgamento(me corrijam se eu estiver errado).fora que ele não se decide para onde ele vai no próximo ano.

agora é torcer para que a temporada de 2008 seja mais emocionante e sem espionagem.

abraços

lucas( autobr.wordpress.com )

14. lucas - 28 November 2007

alberto,foi o que eu disse no oitavo comentario:ele tinha um ótimo carro em uma ótima sirtuação e ñ poderia perder,mais ainda é sua primeira temporada….só saberemos na temporada de 2008,com um hamilton mais amadurecido.

15. Becken - 28 November 2007

Amigo Lucas,

Uma correção. A frase “na F1 não importa quando ou como, se vc merece, chegará lá…” foi dita pelo Nico Rosberg, não pelo Heidfeld.

Um outro ponto interessante no seu texto, é a repercusão no Brasil da dupla Nelsinho/Alonso.

Nelson Sr. disse a Tribuna de Santos:

“Se o Nelsinho correr (na Renault) com o Fernando e ele conseguir sair na primeira classificação à frente, será um bom início. Isso começaria a desmoralizar o cara”.

Na terça feira essa declaração já estava repercutindo nos sites internacionais. Alonso já deve ter lido. A palavra de Piquer Sr, um tricampeão, tem peso!

Não há dúvida de que a antipatia ao Alonso crescerá, pois Galvão Bueno é um defensor, mesmo que de maneira torpe e mascarada, dos interesses dos pilotos brasileiros.

Se Alonso puser 4 décimos em Nelsinho (não acho que será tanto!) em média, eu imagino a quantidade de ilações que o Galvão Bueno deixará flutuando no ar, “está estabelecido em contrato ser mais lento 4 décimos.” Nelson Sr. vai chiar, a imprensa brasileira vai chiar, a torcida vai chiar…

Se Nelsinho andar mais… bem, aí será um infernos para o espanhol de qualquer maneira…

Abraços!

16. lucas - 28 November 2007

ótimo texto becken principalmente na parte do galvão,mas pra isso todo mundo já teve o sentimento de falar:CALA A BOCA GALVÃO.

e sobre o nelsinho foi o que eu disse no sexto paragrafo, o nelsinho não foi pior que o hamilton(pelo menos na GP2 não foi pior que o hamilton que estava numa equipe melhor)e eu espero muito que ele seja melhor que o alonso,por que a safra brasileira de pilotos na f1 tá fraca depois da morte do senna,só agora com o massa,piquet Jr,bruno senna,lucas digrassi,etc,etc que está indo melhor.

mas é como eu disse em outros comentários: nós só saberemos em 2008

abraços

lucas( autobr.wordpress.com )

17. Becken - 28 November 2007

Lucas,

A dinâmica de competição da GP2 é diferente da Formula 1. Há compensações, como por exemplo uma inversão de GRID de largada de acordo com a finalizações das provas que ao mesmo tempo que tolhem o domínio de uma equipe melhor, trazem competitividades necessárias a uma categoria de acesso.

Quer dizer, o piloto tem que ser bom de uma maneira global para ser campeão. Não sei se ART, equipe do Lewis, era tão melhor que a equipe do Nelson Jr, só o Mário para responder, mas não há dúvida de que os dois chegarem a última prova com chances, prova o quanto são bons. O número menor de provas também estimula um competição apertada.

Eu acho o Lewis melhor. Ainda não há como provar estatisticamente dentro da Formula 1 (na GP2 o Lewis venceu!), minha opinião é apenas uma questão de feeling.

O chato para o Nelson Jr é ter essa sombra, o grande desempenho do Lewis, pairando sobre si. Como acho é um menino com a cabeça no lugar, superará a pressão tranquilamente!

Abraços

18. lucas - 28 November 2007

denovo becker seu comentario foi muito bom,sobre esses negocio das equipes eu quiz mostrar que os dois eram do mesmo nivel,sobre esse negocio do grid inverter,é uma prova da competencia do nelsinho que na hungria ganhou as duas,digamos,baterias.

eu não to querendo mostrar que um é melhor que o outro e sim a competencia equivalente dos dois.

abraços

lucas( autobr.wordpress.com )

19. Welington Leal - 29 November 2007

Voltando à Red Bull. Hehehehe

Sabiam que eles tinha ações da Sauber e Matezschitz ( eu sei que errei) vendeu as ações como protesto por contratarem Raikkonen , que tinha da F-Renault e não tinha 30 provas no curriculum???

É realmente triste a quebra de contrato seja uma bandeira clamada pelo jornalismo.

Caso o Alonso não queira ir para a Renault ou a Force India , isso acontecerá para coloca-lo em outra equipe em 2008.

Mario, tu ficaste sabendo do contrato de silencio de Alonso teve que assinar para sair da McLaren ou o espanhol seria processado pela equipe???

Esse procedimento foi tomado com o Montoya???

O boato que a diretoria da Mercedes deu a aval no pé na bunda do espanhol procede???

PS:Está ridicula essa disputa por uma vaguinha na equipe indiana, Fisichella e R. Schumacher chegaram ao fundo do poço.

20. annaeotto - 29 November 2007

Será que está faltando assunto para a mídia? Ficam só inventando mentira! Affe!
otto
http://annaeotto.wordpress.com

21. grandprixinsider - 29 November 2007

Quem falou “Affe”? Foi a Anna? Ou foi o alemão Otto? Aí é ruim, hein? Chamar os outros de macaco… =D

22. Diego Raphael - 29 November 2007

Fala Mário!!!

Gostaria de elogiar a materia sobre o desafio das estrelas.
Precisa de mta coragem pra escrever aquilo tudo, ainda que seja verdade. Acho que daqui a pouco os incomodados vao fazer uma boa proposta financeira para vc trabalhar ao lado deles, mas com menos autonomia, e espero que vc nao aceite :)!!!

Voltando ao assunto do topico!!!
entao acaba-se o triangulo amoroso comentado em outro topico naum é??!!!
Ah!!!
vc ta vendo esse Becken??!!
Grande Fã do Livio Orichio…
Colunista que a primeira vista parecia ser bom, mas ao ler algumas materias vi que nao passa de mais um GLOBAL!!!
Ate o momento, em relaçao a esse blog so fiquei triste com a presença desse que acabei de mencionar (BECKEN) que acha que sabe de algo, alem de achar que é o dono da verdade, em varios comentarios no outro blog, vem “encher” neste aqui, que nem se compara aos demais…
abraço e desculpe ai o incoveniente…

23. Becken - 29 November 2007

Amigo Diego Raphael,

Me honra que vc diga que sou fã do Lívio. Pois é, sou! Sou do Mário também…

Mas vc precisa aprender a respeitar não apenas o Lívio Orichio, mas também o direito que TODOS têm de opinar e expressar-se em espaços livre e democráticos, como esse aqui.

Passe lá no Blog do Lívio para discutir com os participantes. Será recebido educadamente (de verdade, não é ironia!) e se tiver ALGO que acrescente verdadeiramente ao debate, será bem vindo.

Quanto a saber algo ou não… Confesso, não sei picas nenhuma… Engatinho, e são com esses espaços como o do Mário aqui, que vou formando minha opinião e escopo de informações.

Passe por lá… O Mário, por exemplo, o dono desse BLOG, sempre dá uma passadinha…

Abraços cordiais!

24. grandprixinsider - 29 November 2007

Apoiado, Becken ! ! !

Se cansei de algo são julgamentos da boca pra fora. Tanto sobre mim como sobre visitantes deste blog, que são TODOS bem-vindos de manifestar as suas opiniões.

Só exigo educação e respeito.

Lucas, entendo muito bem que você quer divulgar o seu blog e também por isto que você vem se manifestando com mais freqüencia. Tudo bem. Mas esteja consciente, que há participantes que opinam aqui há mais tempo e que tem um status muito bom pela coerência e pelas boas maneiras como apresentam as suas opiniões.

E é assim que gostaria que permanecesse.

25. lucas - 29 November 2007

ata desculpe por qualquer coisa tá bom,eu não sabia disso e eu to me manifestando mais é por que eu conheci o blog agora,me desculpe por qualquer coisa mario,abraços

26. grandprixinsider - 29 November 2007

Sem problemas, estarás sempre bem-vindo.

27. lucas - 29 November 2007

oi Bauer beleza,bem eu vi no grande premio que o alonso iria para a honda,que o rubinho ia para a super aguri.isso tem alguma vericidade,diz tambem lá que ele passou um dia inteiro na fabrica da honda

abraços lucas

28. grandprixinsider - 29 November 2007

Nenhuma!

29. lucas - 29 November 2007

brigado pela informação,e eu esqueci de dizer que o grande premio pegou essa informação do jornal bild (que se não me engano é da alemanha)

abraços lucas

30. Lucas - 29 November 2007

O Bild é um lixo.

Mas Mário, apesar da Red Bull ter contrato com dois pilotos pra 2008 e o ‘didi’ ser um homem de palavra.. voce nao acha que se o Alonso bater na porta deles, eles nao o contratariam?
Eu duvido muuuito. Mateschitz jogaria um saco de dinheiro no colo de Coulthard e o mandaria pegar umas modelos de consolo e ficaria com o bicampeão. Essa é minha opiniao. Como disse Piquet, contratos existem para ser quebrados.

31. grandprixinsider - 29 November 2007

Quase que ia responder “o Piquet é brasileiro, o Mateschitz não é…”

32. grandprixinsider - 29 November 2007

Epa, acabei de notar que dei o puxão de orelha pro Lucas, mas a parte onde peço respeitar um ao outro e não fazer avaliações equivocadas sobre os outros visitantes do blog era com o Diego Raphael. Sorry Lucas.

33. Diego Raphael - 29 November 2007

Desculpe mais uma vez…

Eu ate visito lah, Becken, e posto comentario tb…
mas deixe isso pra lah!

Mil desculpas Mario…
ainda bem que pelo meno as avaliaçoes equivocadas sao em relaçao aos visitantes…

Desculpe mais uma vez…

34. grandprixinsider - 29 November 2007

Sem problemas, Diego.

Sabe como é: melhor por ordem nas coisas antes que desandem com acontece em muitos blogs por aí, onde eu hoje já tenho receios de postar um comentário.

35. grandprixinsider - 30 November 2007

Aos dois Lucas, que tal uma identificação quem é quem…? Só pra evitar confusões =D

E Lucas (montef): Porque um piloto, qual seja, iria topar algo assim? Já que ganham um saco de dinheiro pra trabalhar.

E do outro lado: Porque um dono de equipe pagaria um dinheirama para se livrar de um piloto e contratar outro que, com certeza absoluta, vai reclamar que não dá pra ganhar GP algum com esse carro? Nada disso faz sentido.

36. Caio Juno - 30 November 2007

Olha, se aparecer mesmo uma terceira Ferrari no grid, com certeza vai ser do alemão hehehe não sei, se ele for mais rápido que todo mundo, de novo…

37. Vitor, o de Recife - 30 November 2007

Bauer, você que conhece os bastidores da F1 pode opinar melhor…

Mas é mesmo tão absurda a hipótese da Red Bull? Seria impossível abrir uma vaga… com Mark Webber ao invés do Coulthard?? Este é piloto do Briatore, iria para a Renault, fazendo dupla com o Piquet - a velha combinação experiência x promessa. O Fisichella com certeza não deve ficar, portanto…
Também estou supondo isso devido aquela notícia de que Kovalainen dividiria o cockpit com Hamilton, conforme se especulou há algum tempo. Aliás, esta especulação tem algum fundamento?

38. Vitor, o de Recife - 30 November 2007

E essa noticia do Alonso com a Honda, sobre supostos testes com a equipe, etc… me parece bem mais fantasiosa. Circulou alguma coisa de fontes confiáveis?

39. grandprixinsider - 30 November 2007

Estou pesquisando para um novo post.

Não sei se vai dar hoje, talvez mais provável amanhã, já que estou aguardando algumas respostas.

40. Lucas - 30 November 2007

Eu ja postava aqui antes.. rs.. o ‘outro’ que se identifique.

Porque um piloto toparia algo assim? Oras, DC está em final de carreira. 2008, se ele chegar até o fim, será seu ultimo ano na F1. Se Didi bater um papinho amigavel na linha do ’sabe como é né amigo, voce é voce, alonso é alonso’, der um consolinho pra ele, até uma vaguinha de piloto de testes, eu acho que meio na marra ele topa.

E eu nao gosto de brasileiros. Rs.. acho que quando vários brasileiros se reunem pra fazer uma coisa, só pode dar merda. Mas nao concordo que só os brasileiros quebram contratos, nao. Alonso saiu da McLaren quase na marra. Montoya foi sumariamente cortado. Button deu sua palavra com a Williams, brigou com a BAR, aí deu sua palavra para a BAR e brigou com a Williams. Patrick Head certa vez disse que contrataria Schumacher nao importando qual dos pilotos teria que mandar embora. Eu ainda acho que contratos existem para ser quebrados.

41. lucas - 30 November 2007

ata bauer sobre a indeintificação,qualdo postar um comentario eu vo botar no final abraços lucas sena tá bom,

abraços lucas sena

42. lucas - 30 November 2007

acabei de ver tambem bauer o comentario 32,sobre o puchão de orelha que você deu em mim que era para outro,mas tudo bem,como diz na biblia quem nunca errou que atire a primeira pedra.(não em mim :) )

abraços lucas sena.

43. Lucas - 13 December 2007

Desculpa desenterrar esse post..

Mas Mário, voce diz que Didi respeita os contratos. Mais ou menos, né, ano passado dispensou Christian Klien.
Esse ano, Speed sentiu a fúria de Tost em Nurburgring e foi dispensado logo em seguida.
Nao estou culpando-os. Só estou ressaltando que na F1 contratos existem para ser rasgados. Nao sei como nao rasgaram o do Coulthard pro Alonso entrar. Acho que é porque Fernando tinha mesmo um contrato bom com a Renault

44. grandprixinsider - 13 December 2007

Vamos por ordem nisto:

- Klien teve contrato de um ano mais opção. Preferiram não exercer a opção, pois na opinião do Helmut Marko ele não convenceu. Direito deles dispensá-lo EM ACORDO MÚTUO para a prova final.

- Fúria do Tost? O Franz é amigo meu de longa data. Se você o conhecesse, entenderia que de fúria este homem não tem nada.

Qualquer contrato pode ser terminado por infração dos termos combinados. Entre eles de deixar de contribuir de forma profissional para o funcionamento da equipe. Ou quando há ressalvas enquanto à performance do piloto. Ou problemas de saúde. Aplicava-se tudo isto ao Scott Speed, adicionado a uma boa porção de cabeça dura, e deu no que deu.

Aliás, a Red Bull continua financiando a carreira do Scott Speed que já correu em uma sub-divisão da NASCAR este ano.

E já adiantando: Quero ver a Toyota botar o Trulli na rua por falta de desempenho, educação ou problemas de sáude para (supostamente) abrir vaga pro Kovalainen. Assim como queria ver como alguem botaria o Coulthard na rua por tais motivos. Mais uma besteira publicada recentemente por gente que sequer na vida botou um pé no paddock da F1.

45. Lucas - 14 December 2007

O Klien foi dispensado várias corridas antes do fim da temporada, mais precisamente, logo após o GP da Itália de 2006, dando lugar à Robert Doornbos. Tá certo, ele nao era o cara mais rapido do grid, mas eu acho que foi totalmente desnecessária a dispensa dele pois na minha opiniao, ele nao tinha nem deixado de contribuir com o funcionamento da equipe, sua performance nao era tao ruim e nao tinha problemas de saúde. Nao sei porque o dispensaram antes do fim do ano sem alguem MELHOR pra colocar la.

Ja o Speed, sim, tinha problemas de saúde, era um moleque mimado da Red Bull, mas neste ano tinha melhorado muito sua performance. Tonio terminou a temporada, mas só pra recordar, até o meio do ano quem andava na frente entre os dois era Scott.
E, de qualquer jeito, nao era necessário o Franz Tost pegá-lo pelo colarinho por ter escapado numa curva. Sim, foi uma barbeiragem. Mas bastava demiti-lo.

Continuo achando que nem a Red Bull é perfeita e que eles dispensariam, sim, DC em troca de Fernando Alonso caso lhes fosse vantajoso.

46. grandprixinsider - 14 December 2007

Com todo respeito à sua opinião, mas duvido muito que você tenha presenciado o Franz pegar QUEM SEJA pelo colarinho. Simplesmente porque NÂO ACONTECEU!

De fato o Speed naquele dia entrou nos boxes antes da hora e furou a vez do Liuzzi. A equipe não estava preparada, os pneus ali eram para o outro carro, tudo virou uma confusão e atrasou OS DOIS pilotos. O que desencadeou a discussão VERBAL foi quando o Speed botou o carro na caixa de brita em seguida e ainda veio ao box reclamando que os mecanicos eram um bando de palhaços. É, isso mesmo! Sabia disto? ISTO desencadeou a discussão que acabou piorando a posição do norte-americano.

Lembra que o Liuzzi e o Klien se revezaram na Toro Rosso em 2005? Como sabe que o contrato do Klien não previa que teria ceder o lugar para o Dornboos em algum instante? Com todo o respeito, nem eu, nem você, nem nehum jornalista conhece o contrato em detalhe feitos entre equipes e pilotos. Mas quem tem contatos BONS no meio sabe avaliar o que é possível e o que é impossível dese fazer.

Perdi o rumo na sua linha de raciocínio. De um lado você reclama que a Red Bull substituiu o Klien, o que provávelmente era perfeitamente correto pelos termos do contrato, do outro lado você sugere que colocassem o Coulthard, que certgamente tem um contrato à prova de bala, no olho da rua?

A Formula 1 não funciona como uma vasta maioria pensa. E é por não entender como funcionam as coisas lá dentro é que sai tanta história ridicula em sites e até em blogs de jornalistas que, o ano inteiro não botam um pé no paddock da F1, não tem contatosm não sabem de NADA e deveria, em vez, se preocupar mais com a sua reputação.

47. Lucas - 14 December 2007

Hehehe ainda bem que nao sou jornalista nem blogueiro nem nada.. to vendo que nao entendo tanto de F1 quanto achava que entendia.

Eu achei que o Franz tinha pegado o Speed pelo colarinho mesmo, até porque foram palavras do próprio Speed. E um dia depois o Franz veio a publico dizer que realmente os animos se exaltaram naquela hora. Nao negou nem afirmou que tinha pego o Speed pelo colarinho. Na minha logica, isso foi meio uma admissao da culpa.

Pode até ser que o contrato do Klien prevesse que ele tivesse que trocar de lugar com o Doornbos, assim como teve com Tonio. Mas qual a logica disso? Trocar 6 por 3?
Assim como pode ser que exista uma clausula no contrato de David Coulthard do tipo “voce só mantém seu lugar na equipe se Ayrton Senna ressussitado, Michael Schumacher ou algum outro campeão mundial em atividade nao quizerem seu lugar”. Sei lá. Só sei que se Alonso REALMENTE quizesse ir pra Red Bull assinando um contrato de tres anos, aposto minhas cuecas que o vovô Didi botaria o Coulthard pra ensinar taticas de pilotagem pras Formula Unas.

E a minha linha de raciocinio com o Klien e com o Coulthard é: nao importa qual piloto no grid, talvez nao importe até a equipe, a Fórmula 1 é muito volátil e as pessoas sao rapidamente descartadas e esquecidas. Se lembra de Ryan Briscoe, a grande aposta da Toyota que dominava os treinos de sexta feira em 2004? Pois é, foi criado pra isso e cadê ele?(acabou de substituir Hornish na Penske, mas pastou um ano na ALMS, esquecido por todos, depois de dar uma série de vexames na Ganassi) E Juan Montoya? Chutado fora da McLaren (após uma série de bobagens, sim, mas sem muito respeito). É essa a minha linha de raciocínio. Pode ser que Dietrich tenha mais respeito que outros chefes de equipe (como Briatore por exemplo, que na minha opiniao de espectador de poltrona nao tem muitos escrupulos), mas Didi nao é burro e nao jogaria Alonso pela janela nem que tivesse que contratar um pistoleiro pra eliminar DC. Ou Mark Webber. Que nao deve ter um contrato melhor que o de DC.

Mario, se eu estiver errado, me corrija por favor. Mas é assim que eu penso sobre a F1 e nao creio estar errado.

Abraço